X

Por que o bolo afunda no meio?

Por que o bolo afunda no meio? Essa é uma das questões que mais incomoda quem está começando a produzir bolos caseiros. Mesmo que seja somente para servir aos familiares, ficamos chateados com esse acontecimento.

Quem trabalha há muito tempo na cozinha sabe que alguns imprevistos podem acontecer, mas nada mais frustrante do que esperar todo o tempo de forno e ver que o bolo afundou. Esse é um problema que afeta muito a estética do bolo, principalmente para quem pretende ganhar dinheiro com a venda de bolos.

Se você já teve esse problema também, seguiu a receita à risca e ao final seu bolo murchou, veja por que o bolo afunda no meio para evitar que isso aconteça novamente!

Afinal, por que o bolo afunda no meio?

Antes de mais nada, vou avisar que as razões são inúmeras. Então, é uma coisa que pode acontecer com o mais experiente confeiteiro. Como as receitas, para darem certo, precisam de reações químicas e ingredientes na medida certa, qualquer descuido é motivo para acontecer um pequeno desastre.

Há alguns casos em que o bolo cresce normalmente, mas depois o bolo murcha ainda no forno. Nesse caso, alguma coisa aconteceu durante seu tempo de forno. As razões mais comuns são que não houve preaquecimento do forno antes ou que alguém abriu o forno antes da hora.

Vamos pensar: a partir do momento em que você mistura os ingredientes, começa a reação química. Para que tudo aconteça normalmente, a massa precisa de um ambiente totalmente quente para reagir e crescer. Se você coloca a mistura no forno frio ou de média temperatura, ele não crescerá ou ficará solado.

A temperatura ideal do forno precisa estar correta. Sendo assim, deixe o forno pré-aquecer a 180º por, no mínimo, 15 minutos.

Outra coisa, se as reações estão acontecendo no forno e você abre antes de ao menos 30 minutos, você acaba cortando todo o processo. O choque térmico é um perigo para o bolo. Justamente por isso que não é indicado tirar a forma quente do forno e colocá-la sobre uma superfície muito gelada.

Não é falta de habilidade, veja como evitar esse desastre!

É normal de todo confeiteiro se cobrar muito caso algo de errado dê com sua receita. Mas nada de achar que é falta de habilidade. São coisas simples, que talvez, na hora da correria nem paramos para pensar, mas que fazem toda a diferença.

Saiba que para o bolo afundar no meio tem motivo e solução. Veja a seguir o que fazer para evitar ou solucionar esse acidente culinário.

Deixe tudo preparado antes

Como eu já disse, a partir do momento em que você já vai misturando os ingredientes, começa as reações químicas. Então, se você deixar para untar a forma após misturar todos os ingredientes, certamente algo dará errado com a massa.

Antes de começar a fazer a receita, separe os ingredientes corretamente e unte a forma. Dessa maneira, você assegura que dará tudo certo.

Por que o bolo afunda no meio? O tamanho da forma

Outra razão que ajuda isso acontecer é o tamanho da forma. Se você colocar a massa em uma forma muito pequena, ele ficará mais alto. Resultado? Não assará por completo no centro. Ao retirar do forno, ele poderá murchar no centro por estar cru.

Portanto, certifique-se sempre de que a forma escolhida é a ideal para a quantidade de massa que você irá fazer. 😉

A solução

Não teve jeito, o bolo afundou bem no meio. E agora, o que fazer? Nesse caso, a criatividade será sua maior amiga para remediar uma situação dessas e não jogar o bolo fora.

Se o seu bolo deu uma leve afundada, nem precisa esquentar a cabeça. Que tal cortar o centro com a ajuda de um aro cortador redondo e transformar seu bolo simples em um delicioso bolo vulcão?

Basta fazer uma cobertura bem cremosa em quantidade suficiente para preencher a cavidade central e escorrer nas laterais. Tenho certeza que todo mundo ficará surpreso com a ideia.

Agora, se o bolo afundou muito e estragou até as laterais do bolo, você pode pensar em fazer bolos de pote com a massa. Basta esfarelar o restante que sobrou e montar com recheio e cobertura nos potinhos. De uma forma ou de outra você irá aproveitar a massa. 😉

E então, gostou de saber por que o bolo afunda no meio? Agora você não precisa mais ter medo que isso aconteça. Lembre-se sempre desses truques e compartilhe as dicas!

0.0
00