X

Por que o bolo cresce e depois murcha ainda no forno?

Não há coisa mais prazerosa do que fazer um bolo perfeito. No entanto, uma das dúvidas mais comuns que vejo por aí é: por que o bolo cresce e depois murcha ainda no forno? Acredite, isso acontece com mais frequência do que você imagina.

É como diz o velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Seja qual for a receita, se não houver o máximo de cuidado e calma na hora do preparo, esse problema desagradável pode acontecer.

Portanto, se isso aconteceu com você, provavelmente deve ter errado em alguma etapa da produção do bolo. E você verá nesse artigo, que há várias formas de prevenir esse desastre.

Quando o bolo murcha, ele perde toda aquela textura fofa, o que acaba deixando o bolo com um aspecto mais pesado. Por mais que você siga à risca a receita do bolo, algumas vezes poderá se deparar com esse problema.

Quer saber por que o bolo cresce e depois murcha ainda no forno? Então confira só algumas dicas e informações que separei para te ajudar!

Por que o bolo cresce e depois murcha ainda no forno?

Principalmente quem está começando a fazer bolos não se aguenta de curiosidade e dá aquela espiada pelo vidro do forno para ver o andamento do bolo. Nesse momento é possível ver se o bolo está crescendo como deveria ou não.

Acontece que esse é um passo comum e independente se ele irá murchar depois ou não, aparecerá crescendo lindamente. O problema virá depois que a fase de crescimento acontecer.

Geralmente o bolo pode murchar ainda no forno, mas por que isso acontece? Na verdade, há uma série de fatores que podem impactar nesse resultado. Sendo assim, reuni os principais fatores que você precisa ficar de olho ao fazer sua próxima receita. Veja só!

Abrir o forno antes da hora

Isso acontece muito e deve ser evitado. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o fermento demora um certo tempo para agir e ele somente começa a agir em contato com uma alta temperatura.

Agora imagine, ele começa a fazer efeito e você corta esse processo, o que acontecerá? O seu bolo começará a murchar ainda no forno. Isso porque, o calor não pode ser interrompido até completar o mínimo de 30 minutos, pois esse é o tempo que o fermento leva para fazer o seu trabalho.

Portanto, nem pense em abrir o forno antes dos 30 minutos de cocção. Geralmente as receitas de bolos caseiros simples pedem exatos 35 minutos para que a receita fique pronta. Algumas receitas pedem mais tempo e também dependerá muito da potência do seu forno. É bom ficar de olho!

Leve em conta os ingredientes

Outra coisa que você precisa ter em mente é em relação aos ingredientes da receita. Em um bolo que tem na receita ingredientes mais líquidos, a tendência mesmo é que ele não cresça muito. Isso é normal.

Receitas como bolo molhado de laranja, bolo cremoso de fubá, bolo de leite moça ou bolo de banana não costumam ficar altos e fofos. Dessa maneira, vale a pena adequar o modo de preparo de acordo com cada receita.

Ainda falando de ingredientes, é muito importante seguir à risca as receitas. Isso porque, se você colocar mais ingredientes líquidos do que sólidos, também afetará o crescimento do seu bolo.

De olho na validade do fermento

É uma coisa que poderá te enganar. Afinal, um dos motivos que bolo começa a crescer no forno é também por causa das claras que são batidas na batedeira. Ao bater as claras do ovo elas ficam com aquela aparência aerada e ao entrar em contato com a alta temperatura elas dobram de tamanho. Isso pode te confundir ao pensar que o fermento está fazendo o seu trabalho.

Mas a partir do momento em que você tira o bolo do forno ele estará murcho porque o fermento estava vencido e não deixou seu bolo crescer. As claras, por sua vez, crescem somente em altas temperaturas e ao retirar do forno ou desligar elas começam a voltar ao seu tamanho normal.

Cuidados no modo de preparo

Por que o bolo cresce e depois murcha ainda no forno? Um dos motivos é bater o fermento juntamente com a massa. Dois ingredientes não podem ser batidos, o fermento e as claras em neve.

Estes devem ser incorporados à massa pronta no final e delicadamente. O ideal é que você misture esses dois ingredientes com uma colher ou um fuê bem devagar.

Leve imediatamente ao forno após bater

Outro erro que muitas pessoas cometem é deixar para untar a forma após bater todos os ingredientes. Lembre-se que o fermento começa a agir assim que ele entra em contato com os outros ingredientes.

Dessa forma, o ideal é que sua forma já esteja untada e enfarinhada após misturar os ingredientes. Assim, seu forno também deverá estar preaquecido em 30 minutos. O bolo deve então ser levado ao forno imediatamente após terminar de preparar a massa.

Somente assim você não correrá o risco de ter um bolo murcho.

E após estar pronto, o que fazer?

Aqui temos um impasse, pois algumas pessoas dizem que o ideal é retirar imediatamente do forno após o tempo total de preparo. Outras pessoas dizem que o choque térmico pode fazer com que o bolo murche, sendo necessário deixar o bolo esfriar naturalmente no forno após desligar.

Eu já fiz alguns testes com minhas receitas e percebi que para bolos caseiros comuns é necessário retirar imediatamente do forno para que ele se mantenha alto. Já deixei uma receita esfriar naturalmente no forno e o que aconteceu? Ficou murcho e solado.

Então sugiro que você também faça esses testes, mas nunca coloque o bolo ainda quente em uma superfície totalmente gelada. Coloque sobre um pano ou toalha para que ele vá esfriando aos poucos.

Agora você já sabe por que o bolo cresce e depois murcha ainda no forno, não é mesmo? Viu só como não existe um só motivo para isso? As receitas de bolo caseiro são mesmo uma arte e devem ser seguidas com todo cuidado. Qualquer deslize pode influenciar no resultado.

Ah, se você quiser aprender como fazer bolos caseiros incríveis e como ganhar dinheiro com eles, basta conhecer o Curso Faça e Venda Bolos Caseiros que recomendamos aqui. Ele está fazendo muito sucesso e ajudando milhares de pessoas a começar lucrar com seus bolos.