X

Por que o bolo rachou em cima? Tem como consertar?

Por que o bolo rachou em cima? Essa é uma das maiores dúvidas, um problema que pode acabar com a receita, principalmente quando a finalidade é servir para alguém ou para uma ocasião especial. Mas será que tem como consertar?

Não há nada mais frustrante do que se dedicar, com todo o cuidado, em todo o processo de preparo e no final ver que o bolo rachou. Esse é um problema e tanto, porque irá dificultar muito na hora de desenformar. Isso se ele não quebrar ainda mais na hora do desenforme.

Mas que atire a primeira pedra quem nunca passou por esse problema, não é mesmo? Portanto, para que isso não aconteça mais você precisa saber por que o bolo rachou em cima. Confira a seguir os principais motivos para evitar e como consertar!

Afinal, por que o bolo rachou em cima?

Antes de mais nada, saiba que isso é perfeitamente normal. Comigo, particularmente, sempre acontece. Quando eu faço para vender, fico realmente muito frustrada, mas como sempre coloco coberturas, isso acaba não atrapalhando muito.

O problema está quando vamos vender bolos caseiros da vovó, que não pedem recheios nem coberturas. Nesse caso, o bolo precisa sair simplesmente perfeito. Qualquer defeitinho é motivo para a insatisfação dos clientes.

Mas vamos lá: por que o bolo rachou em cima? O primeiro motivo, que talvez você já deve conhecer é a maneira de untar a forma. Sempre que vamos fazer um bolo alto, como pão de ló, por exemplo, não devemos untar as laterais.

Isso porque a crosta de manteiga com a farinha nas laterais acaba impedindo o crescimento do bolo. Resultado? O bolo cresce muito mais no centro do que nas laterais, onde acaba surgindo as rachaduras em cima do bolo.

Outro motivo é a temperatura do seu forno. A temperatura ideal para assar bolos comuns é de 180º. Além disso, há o tempo exigido de preaquecimento por 15 minutos. Caso você deixe o bolo assar por mais tempo que exigido na receita ou deixe a temperatura mais alta, certamente o bolo também irá rachar em cima.

Por fim, o último motivo que acontece muito por diz respeito à estrutura da massa. Se a massa ficar muito seca, provavelmente irá resultar em rachaduras, ou pior, em quebras nas laterais do bolo na hora de desenformar.

Portanto, acerte bem na dosagem dos ingredientes para que a massa fique bem macia, aerada na medida e crocante por fora. Não unte as laterais do bolo e tome muito cuidado com o tempo de forno. Prontinho, você nunca mais terá problemas com bolos rachados 😉

Como consertar bolos rachados ou quebrados

O problema já aconteceu e agora? Como consertar bolos rachados? Saiba que na cozinha pra tudo damos um jeitinho e esse problema também tem muitas soluções fáceis e rápidas de fazer. Veja só algumas dicas que separei para te ajudar:

Faça uma calda para unir as rachaduras

Se as rachaduras forem bem pequenas e finas, basta passar um pouco de calda e espatular o topo do bolo. Irá funcionar mesmo como uma “massa corrida” que passamos na parede para esconder as imperfeições. Em seguida, é só deixar o bolo descansar que em poucos minutos ele estará normal.

Para disfarçar qualquer outra imperfeição, basta salpicar um pouco de açúcar de confeiteiro. Seu bolo ficará lindo e sem rachaduras.

Aliás, tenho aqui no blog 10 dicas de caldas para umedecer o bolo e eliminar qualquer defeitinho. Dê uma olhadinha que irá te ajudar muito!

Faça uma cobertura de ganache

Uma maneira bem econômica de consertar rachaduras no bolo é cobrir com ganache de chocolate meio amargo ou chocolate branco. A ganache é uma cobertura muito consistente e brilhante que faz toda a diferença nos bolos. Além disso, após um tempo de geladeira, ela fica bem firme quase que uma casquinha crocante. Todo mundo vai querer provar o bolo.

Para fazer, basta derreter em banho maria 300g de chocolate em barra meio amargo. Quando estiver bem derretido, adicione 1 caixinha de creme de leite. Pronto, muito simples de fazer, não é mesmo? Em seguida, é só espalhar sobre o bolo. Coloque na geladeira apenas para firmar o chocolate, cerca de 15 minutinhos bastam.

Você pode ainda decorar com raspas de chocolate para ficar mais lindo! 😉

Faça bolinhos no pote

Se nada resolver, o que acha de desmanchar esse bolo e fazer vários bolos no pote? É uma excelente ideia para fazer render essa massa, principalmente se o intuito é vender bolos caseiros sem recheio nem cobertura.

Para isso, basta desmanchar toda a massa, colocar no fundo dos potinhos, regar com uma calda, colocar um pouco de recheio de sua preferência e intercalar dessa forma até encher o pote. Por fim, adicione uma cobertura irresistível!

Tenho aqui no blog várias receitas de bolos no pote e ainda um curso que ensina como ganhar dinheiro com bolo no pote. Poderá ser muito útil para você caso queira dar um up nos seus rendimentos mensais. 😉