X

Posso substituir margarina por óleo no bolo?

Principalmente quem está começando a produzir bolos caseiros possui a seguinte dúvida: posso substituir margarina por óleo no bolo?

Conhecer essas substituições pode facilitar muito na hora de produzir uma receita. Contudo, é preciso saber as medidas corretas para não acabar estragando a receita. Nesse caso, se você colocar muito óleo, a massa ficará mais mole. Isso significa que irá dificultar um pouco na hora de assar. Resultado? Mais tempo de forno ou terá um bolo cru.

Há pessoas que preferem bolo com margarina e há pessoas que preferem com óleo. O óleo ajuda a deixar a massa mais fofa que perdura mais tempo em geladeira, por exemplo. Já a manteiga, é recomendada para bolos que ficarão expostos em temperatura ambiente.

Quando um bolo com manteiga é levado à geladeira, pode ficar ressecado. Portanto, se você quer aprender como posso substituir margarina por óleo no bolo, confira as seguintes dicas!

Afinal, posso substituir margarina por óleo no bolo?

A resposta é sim. Você pode sim substituir esse ingrediente, seja qual for a razão. Aliás, existem receitas específicas que pedem óleo ao invés de margarina ou manteiga. Geralmente vai uma quantidade muito grande de margarina na massa para dar o ponto e isso pode deixar algumas pessoas incomodadas.

Outra razão de que muitas pessoas preferem o óleo do que manteiga é que facilita muito para bater a massa na mão, por exemplo. É muito mais prático e econômico.

Descubra como fazer a substituição de forma correta

A questão de substituição de ingredientes em uma receita de bolo comum tem a ver com a química. Afinal, cada ingrediente precisa de outro para formar a reação necessária, crescer o bolo e deixá-lo com a consistência perfeita.

Antes de mais nada, vale ressaltar que a manteiga, por ser de origem animal, possui um alto teor de colesterol (215mg a cada 100g). Por outro lado, a margarina, por ser de derivada de óleos vegetais, não apresenta níveis de colesterol. Porém, as gorduras trans da margarina inibem a ação de enzimas específicas do fígado, favorecendo a síntese do colesterol.

Consequentemente, de forma indireta, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol). Já o óleo, por ser de origem vegetal, não possui colesterol. É, portanto, uma opção mais saudável para inserir nas suas receitas.

Se a receita pede 100g de manteiga ou margarina, é possível fazer a substituição por ½ xícara (chá) de óleo. Outra regra para seguir é a cada colher (sopa: 12g) de margarina, substitua por 1 e ½ colher (sopa) de óleo. No entanto, essas regras não se aplicam a outras receitas que pedem margarina, como tortas, folhados, etc.

O óleo de soja, de milho ou de canola não possuem sabor característico. Isso significa que podem ser incorporados em qualquer tipo de receitas doce ou bolo salgado. Para colocar em prática, veja a seguir uma receita completa que vai óleo ao invés de margarina!

Receita de bolo simples com óleo

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento

Modo de preparo

O modo de preparo não tem segredo algum. A massa pode até ser batida na mão mesmo, caso preferir. Então, se for bater na batedeira, bata as claras em ponto neve.

Em seguida, adicione o açúcar e continue a bater. Acrescente as gemas uma a uma para não perder a aeração das claras. Bata até ficar tudo bem homogêneo.

Em seguida, intercale com um pouco de farinha de trigo e leite. Bata sempre até obter uma massa lisinha. Por fim, acrescente o fermento em pó. Transfira para uma forma untada e enfarinhada.

Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos ou até que a superfície esteja bem dourada. 😉

Com essa receita super simples, você pode fazer bolos recheados em pedaços para vender, bolos confeitados e bolos de aniversário ou para qualquer ocasião.

Você que se perguntava: posso substituir margarina por óleo no bolo, agora já tem outra opção bem fácil de aplicar nas receitas, não é verdade? Então, comece a colocar em prática com essa receita deliciosa que sugeri. Depois volte aqui para me contar os resultados. Compartilhe as dicas!