X

Qual a diferença entre bolo e torta?

Você também possui dúvidas sobre qual a diferença entre bolo e torta? Por mais que as diferenças possam ser bem claras quanto a aparência, o modo de preparo e os ingredientes de cada um é praticamente igual.

Ambas as receitas são simplesmente irresistíveis e trazem uma imensa variedade de sabores e modelos. Aliás, existem tortas tão elaboradas que fica praticamente impossível dizer se é mesmo uma torta ou bolo.

Hoje a facilidade de adquirir conhecimentos de confeitaria possibilitou que os profissionais incrementassem mais técnicas na criação de tortas para todos os gostos. Justamente por isso que a torta perdeu muito suas características e hoje aparece muito mais elaborada e atrativa.

É a famosa torta confeitada que acaba confundindo a cabeça de muita gente. Mas se você, assim como eu, também é apaixonada por essas duas sobremesas gourmet, deixarei a seguir algumas dicas que irão te ajudar a descobrir qual a diferença entre bolo e torta. Vamos conferir?

Aprenda qual a diferença entre bolo e torta

A diferença entre bolo e torta vai muito além da aparência. Você sabia que a palavra bolo é originária da África? Isso mesmo. Antigamente chamavam de bolo a sobremesa que hoje conhecemos como bolo caseiro simples.

Anos mais tarde, com a influência americana e europeia na confeitaria, conhecemos o termo e as receitas de torta. Se formos analisar o modo de preparo, as duas possuem muita semelhança. Afinal, as duas reúnem ingredientes diferentes, possuem recheio de creme, uma massa assada e uma decoração com glacê ou outro tipo de cobertura.

Agora, vamos conhecer na prática qual a diferença entre bolo e torta. Veja só!

Características do bolo

O bolo possui uma massa mais aerada, diferentemente da massa de uma torta. Acontece que o preparo da massa das duas receitas é praticamente igual. O que difere é a quantidade de ingredientes, principalmente da manteiga na massa da torta.

Como a massa do bolo é mais aerada, possibilita que a receita tenha uma ou mais camadas de recheio. Aliás, dependendo do recheio você pode deixar seu bolo fofinho e molhadinho.

Sendo assim, o bolo possui mais camadas de massa aerada do que recheio. As receitas de bolo são consideravelmente mais pesadas. Por isso são ideais para festas com grande quantidade de pessoas.

Uma diferença marcante entre o bolo e a torta é a cobertura. Os bolos, geralmente, pedem coberturas mais elaboradas com pasta americana, chantilly, buttercream, ganache, glacê real, Fondant, etc.

Características da torta

A massa da torta possui um aspecto mais úmido do que o bolo. Além disso, um dos maiores diferenciais da torta é sua lateral de massa que sobe até o topo. Outro diferencial é ser puro recheio. A torta contém praticamente só as bordas e o fundo de massa, o restante é caracterizado por recheio. Justamente por isso que é considerada uma sobremesa mais leve.

As tortas salgadas, possuem o topo também coberto por massa. Já as tortas doces utilizam algum tipo de cobertura para fechar o recheio. Geralmente os tipos de cobertura utilizados são chantilly, glacê e marshmallow. E pode conter mais de um recheio em camadas.

Outra coisa interessante é que as laterais da torta não precisam ser necessariamente feitas com a própria massa. Quem quer economizar, pode usar biscoitos doces, chocolates ou até mesmo massas de bolos simples.

Outra diferença está no tempo de preparo. Enquanto o tempo de preparo do bolo pode chegar até 45 minutos, dependendo do tipo de ingrediente, o tempo para assar a massa da torta é de apenas 20 minutos. Como a massa é mais fina e possui muito mais ingredientes líquidos, fica pronto rapidinho!

Aliás, essa é uma das maiores vantagens da torta, seu tempo de preparo. Claro, dependerá também do tipo de complexidade do preparo do recheio, que preferencialmente são preparados com frutas para trazer um sabor mais suave.

Bolo ou torta, o que importa é o sabor!

As possibilidades são imensas em ambas as receitas, o que pode ser muito útil na hora de inventar receitas diferentes. Principalmente quem quer ganhar dinheiro com decoração de bolos, pode aproveitar e entrar no ramo e tortas decoradas também.

Seja qual for a sua preferida, sempre haverá outro sabor para te conquistar. Aliás, dia após dia surgem novas técnicas e novas tendências para adoçar ainda mais a vida dos brasileiros.

Agora você já sabe qual a diferença entre bolo e torta. Compartilhe para ajudar mais pessoas a descobrir essas dicas também! 😉