X

Qual a quantidade de bicarbonato para fazer bolo?

Se você gosta de um bolo fofinho, provavelmente sabe que o fermento ajuda nisso. Mas, qual a quantidade de bicarbonato para fazer bolo?

Desde a invenção do bolo, os confeiteiros vêm aprimorando as técnicas de produção para chegar no bolo perfeito. A mistura dos ingredientes e a ordem de cada um fazem toda a diferença para ter um bolo macio e com umidade natural.

Dependendo do tipo de receita, você pode perceber que é exigido o uso do bicarbonato de sódio. Mas será que ele é melhor do que o fermento tradicional? Como usar o bicarbonato? Qual a quantidade de bicarbonato para fazer bolo?

Você irá tirar todas essas dúvidas no conteúdo completo que preparei. Confira!

Para que serve o bicarbonato na receita?

Primeiramente o bicarbonato tem a mesma finalidade do fermento em pó. Portanto, é um excelente substituto na hora que você abre a dispensa e não encontra o tal do fermento para aquela sua receita deliciosa.

Sabia que as receitas de bolo americanas contêm apenas o bicarbonato como ingrediente para o crescimento da massa? Lá eles não utilizam o fermento em pó como usamos aqui no Brasil.

Na verdade, o fermento em pó nada mais é do que uma mistura do próprio bicarbonato com um tipo específico de ácido. Aliás, o bicarbonato necessita de um ácido na massa para que ele faça efeito, senão você terá um bolo com cheiro e gosto diferente. Sem contar que a falta do ácido não deixa o bicarbonato agir. Resultado? Você terá um bolo solado.

Outra finalidade do bicarbonato na receita é preservar a mistura dos ingredientes. Ingredientes como o leite, iogurte, ovo e frutas são altamente perecíveis. O bicarbonato ajuda a preservar por mais tempo, podendo deixar o bolo fora da geladeira por alguns dias.

Dessa forma, é possível produzir bolos em grande quantidade utilizando apenas os ingredientes certos e um conservante natural.

Qual a quantidade de bicarbonato para fazer bolo?

Agora vem a pergunta que não quer calar: qual a quantidade de bicarbonato para fazer bolo? Em geral, as receitas pedem apenas 1 colher (sopa) de bicarbonato. Contudo, depende muito do tipo de ingrediente que você está usando na receita.

Sendo assim, é excelente para ser utilizado em receitas que não exigem tanto volume. Por outro lado, se você não tem fermento em casa, mas quer um bolo com volume extra, opte por acrescentar um ingrediente ácido na receita.

Por exemplo, se a receita pede 1 colher de bicarbonato, adicione 1 colher de limão ou vinagre. Não se preocupe, não dará gosto diferente no seu bolo. A reação química entre eles fará seu bolo crescer de forma incrível! 😉

Mas atenção! O bicarbonato precisa ser bem misturado e, de preferência, peneirado juntamente com a farinha de trigo, para não trazer sabor desagradável na massa. O ingrediente ácido, deve ser adicionado por último e a mistura ser imediatamente despejada na forma untada.

Como fazer bolo com bicarbonato

 

Ingredientes

  • 2 Xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 Xícara (chá) de açúcar
  • ½ Xícara (chá) de leite de coco
  • ½ Xícara (chá) de água
  • 3 gemas
  • 3 claras
  • ½ Limão (suco)
  • 3 Colheres (sopa) de óleo
  • 1 Colher (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

O primeiro passo é bater as claras em neve até chegar no ponto firme. Reserve.

Ainda na batedeira, bata as gemas com o açúcar até dobrar de volume. Adicione o óleo e bata mais um pouco. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o bicarbonato.

Vá adicionando aos poucos a mistura batida na batedeira e intercale com a água e o leite de coco. Quando tudo estiver devidamente bem homogêneo, deixe descansar por 5 minutos. Isso ajudará no crescimento do bolo.

Acrescente delicadamente as claras em neve até que elas se envolvam completamente com a massa. Por fim, adicione o suco de limão. Transfira para uma assadeira já untada e enfarinhada. Leve o bolo para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos.

Caso queira, você pode fazer uma deliciosa calda de limão. Veja!

Receita de calda de limão para bolo simples

Ingredientes

  • Suco de 1 limão
  • 1 Xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

O modo de preparo da calda não tem segredo algum. Basta misturar os dois ingredientes e levar ao fogo baixo até que o açúcar fique bem derretido. Em seguida, cubra o bolo desenformado.

Outra opção que funciona muito bem é substituir o açúcar de confeiteiro por 1 lata de leite condensado. Para deixar seu bolo ainda mais lindo, salpique coco ralado e raspas de limão para decorar! 😉

Agora você já sabe qual a quantidade de bicarbonato para fazer bolo, coloque em prática hoje mesmo com essa receita. Compartilhe as dicas!