X

Qual a temperatura ideal para assar bolo?

Quem deseja fazer um bolo perfeito precisa saber qual a temperatura ideal para assar bolo, independente do sabor. Dentre todos os fatores que ajudam no resultado do bolo, você verá nesse artigo que esse é o principal deles.

Fazer um bolo não é tão simples quanto parece. Afinal, tudo precisa ser planejado bem antes, não é exagero. Já vi muitas reclamações por aí de pessoas que seguem a receita direitinho, mas o bolo não cresce ou fica com a massa toda empelotada.

Tudo depende da forma como você coloca seu forno para preaquecer, da forma escolhida e também da temperatura. Por isso, resolvi juntar nesse artigo algumas informações super importantes que vão te ajudar a descobrir qual a temperatura ideal para assar bolo. Confira com atenção!

Por que a temperatura influencia no resultado do bolo?

Para responder a essa pergunta, preciso ressaltar aqui uma informação importante. O bolo depende de reações químicas para assar. A união do fermento em pó e da farinha de trigo, por exemplo, é responsável por um bolo fofinho. Ao mesmo tempo, a temperatura é responsável pela criação dessa reação química.

Então, se você deixar o forno em alta temperatura, mais do que recomendado, essa reação irá acontecer muito rápido. Resultado? Seu bolo irá baixar rapidamente quando você desligar o forno.

Em contrapartida, se você deixar o forno em temperatura muito baixa, a massa irá demorar mais para assar. Resultado? Você terá uma massa mais solada e seca. Além disso, com uma temperatura mais baixa do que o recomendado, seu bolo não ficará aerado, tendo o risco de ficar cru no meio.

Qual a temperatura ideal para assar bolo?

Como você pôde ver no tópico anterior, a temperatura do forno influencia muito no resultado do bolo. Na verdade, dependerá mesmo da qualidade do seu forno, tendo em vista que alguns são mais fracos e outros são mais potentes.

A princípio, se você nunca fez uma receita de bolo caseiro antes, vale a pena testar a temperatura para descobrir qual a temperatura ideal para assar bolo no seu forno. Mas, em geral, a temperatura padrão para assar por completo um bolo é 180º.

Contudo, depende também da receita. Por exemplo, se for uma receita mais molhada, o ideal é aumentar a temperatura para 200º. Mas, em todos os casos, sempre há essa indicação de temperatura ideal em cada receita.

O preaquecimento é também um fator muito importante para que seu bolo tenha um bom resultado. Veja por que você deve preaquecer o forno 30 minutos antes de colocar seu bolo para assar:

  • Garante que o bolo asse por completo e não somente nas extremidades;
  • Ajuda na ativação do fermento, garantindo uma aeração adequada;
  • Permite que a massa cresça no volume adequado e não fique embatumada.

Portanto, deixe seu forno em 180º, preaqueça por cerca de 30 minutos e somente depois coloque seu bolo para assar, combinado?

Como saber se o bolo está pronto?

Essa é outra dúvida de muitas pessoas relacionada ao assunto de qual a temperatura ideal para assar bolo. A partir do momento em que você acerta na temperatura, deixa o forno preaquecido, você deve então marcar no relógio um tempo aproximado de 35 minutos.

Esse é o tempo padrão para que seu bolo fique pronto. Porém, depende também do seu tipo de forno e da receita escolhida. Alguns tipos de receita pedem tempo de preparo de até 40 minutos.

Nesse caso, vale a pena seguir o famoso teste do palito que nunca falha. Utilizando um palito de dente, você pode descobrir se seu bolo está pronto ou ainda precisa ficar assando por mais tempo. Se ele sair seco, está pronto. Se estiver com resquícios de massa molhada, deixe mais um pouco e teste novamente. ?

Outra coisa que preciso ressaltar aqui é sobre tirar o bolo ainda quente do forno. O ideal é aguardar uns 15 a 20 minutos para retirá-lo do forno, pois o choque térmico, principalmente em dias mais frios pode ocasionar no seu bolo murchar.

Evite erros na hora de assar o bolo

Agora que você já sabe qual a temperatura ideal para assar bolo, precisa também conhecer alguns erros comuns que muita gente comete.

Bater a massa demais

Esse é um erro muito comum que acontece quando as pessoas não separam os ingredientes antes. Se você precisa ficar separando os ingredientes com suas respectivas medidas e a receita exige que a massa continue batendo, provavelmente terá problemas na hora de assar.

Quando batemos demais uma massa, as reações químicas podem acontecer, deixando uma massa mais elástica. Resultado? Você não terá um bolo fofinho.

Não untar a forma corretamente

Na minha opinião, a melhor forma de untar é utilizando manteiga e polvilhar farinha. Essa técnica protege bem o bolo para que ele não queime na hora de assar. Além disso, deixa aquela casquinha saborosa nas extremidades do bolo.

Quando não untamos corretamente a forma, corre o risco de grudar a massa e acontecer desastres na hora de desenformar.

Não utilizar ingredientes em temperatura ambiente

É claro que muita gente não tem tempo para retirar os ingredientes antes da geladeira, mas isso é muito importante. Qualquer tipo de choque térmico provoca resultados negativos na sua receita.

É o mesmo caso que já citei de retirar o bolo quente do forno. São cuidados básicos que no final das contas fazem toda a diferença.

Espero ter ajudado com essas dicas e informações sobre qual a temperatura ideal para assar bolo. Comece a colocar tudo em prática que você conseguirá fazer bolos caseiros incríveis!

Participe do curso de bolos caseiros

Uma super dica que eu deixo aqui para você é que conheça o Curso de Bolos Caseiro da Thais Mello, que é o melhor treinamento na área.

Nesse curso você vai aprender mais de 30 receitas dos melhores bolos caseiros e também vai descobrir todas as técnicas para vender bolos. Tem muitos alunos que estão ganhando de R$ 2 a R$ 6 mil Reais por mês depois que colocaram em prática o que aprenderam no curso.

Então acredito que pode ser algo transformador em sua vida também.