X

Qual a validade de bolo caseiro?

Qual a validade de bolo caseiro? Se você pretende expandir seu negócio de bolos, sabe que precisará organizar um estoque para atender a demanda. E saber a validade de cada receita, é fundamental para atender os clientes com qualidade.

Quando se tem pouca demanda, é fácil produzir por encomenda e assim não correr o risco de ter prejuízos com receitas que passaram do tempo próprio para consumo. Mas a partir do momento em que você se torna referência no segmento, a coisa muda de figura.

É preciso um controle de estoque impecável e também ter atenção a alguns pontos que lhe mostrarei aqui. Confira o artigo, que irei te mostrar qual a validade de bolo caseiro, alguns truques de produção e como conservar seus produtos de maneira correta.

Qual a validade de bolo caseiro?

Na realidade, a resposta para essa pergunta não é tão precisa. Afinal, depende de muitos fatores como o modo de preparo, os ingredientes inclusos na receita e principalmente o modo de armazenamento.

Quando você for comercializar seu bolo caseiro, é ideal que coloque uma etiqueta de validade na embalagem. Dessa maneira irá transmitir confiança e segurança para seus consumidores. Mas para isso você precisa saber qual a validade de bolo caseiro e não mencionar informações incorretas.

Mas, de modo geral, analisando um bolo recheado com frutas e ingredientes perecíveis, a validade normalmente é de até 3 dias, conservando-se em local refrigerado. Já os bolos caseiros simples, podem durar até 6 dias em local refrigerado.

O processo de decomposição dos alimentos acontece por meio de reações químicas que são totalmente acionadas pelos microrganismos naturais presentes em qualquer alimento. São essas reações que causam o mal cheiro, bolor e sabor desagradável aos alimentos.

Mas apesar de ser um fator inevitável, existem algumas técnicas possíveis de minimizar essas reações, conservando seu bolo caseiro fofinho por mais tempo. Veja!

6 Dicas para conservar bolo caseiro

1 – Elimine as bactérias

Todo e qualquer ingrediente líquido como a água e o leite que forem utilizados na receita, devem ser fervidos por ao menos 10 minutos. Aguarde esfriar e utilize na receita. Dessa maneira, seu bolo ficará livre de bactérias, o que poderá prolongar a validade do seu bolo caseiro.

2 – Priorize a qualidade dos ingredientes

Se você quer manter seu bolo fresquinho e saudável por mais tempo, priorize a qualidade dos ingredientes. Escolha fornecedores que possam te oferecer a segurança quanto à procedência dos ingredientes como leite, frutas, etc.

3 – Pasta americana

O açúcar é um conservante natural para qualquer receita, e a pasta americana é excelente para manter o bolo mais macio e fresco por mais tempo. Pode prolongar a validade de um bolo em até 5 dias. Utilize a pasta americana como cobertura para decorar de modo personalizado seus bolos.

4 – Conservante natural

Já ouviu falar na calda conservante natural para bolos? Um bolo molhadinho, desde que conservado na geladeira, não perde sua textura nem sabor após alguns dias na geladeira. Se quiser fazer o teste, faça um chá (sem açúcar) com a canela e o cravo.

Deixe ferver por no mínimo 10 minutos e após esfriar regue sobre o bolo (fure com um garfo) até umedecer um pouco.

5 – Açúcar nas frutas

Vou te mostrar mais um truque com açúcar aqui. Principalmente quando fazemos um recheio com frutas, é comum que elas murchem, umedeça demais o bolo ou acabem fermentando no bolo.

Então, antes de preparar o recheio de frutas, coloque as frutas picadas em um refratário e coloque um pouco de açúcar sobre elas. Envolva as frutas no açúcar e deixe descansar por 15 minutos.

Esse açúcar irá sugar toda a umidade que poderia ficar no seu bolo. Depois de passar os 15 minutos é só escorrer as frutas em uma peneira e em seguida adicioná-las sobre o recheio de sua preferência.

6 – Receita base

Outra dica importante para evitar desperdícios no seu estabelecimento, é apostar em receitas de massa base de bolo simples. O segredo é rechear e decorar o bolo a gosto do cliente, e isso você pode fazer por encomenda.

O bolo simples, sem recheio, dura mais tempo em local bem conservado. Nesse artigo aqui, eu expliquei como fazer massa base para seus bolos caseiros. Depois não deixe de conferir, vai te ajudar muito. ?

Como estocar de maneira segura seus bolos caseiros

O armazenamento adequado dos bolos caseiros prontos é um importante fator para aumentar a durabilidade dos seus produtos. Estocar os bolos prontos em um local refrigerado e maneira correta pode aumentar o prazo de validade dos seus bolos.

Em caso de transporte, você deverá mantê-los em embalagens herméticas para garantir o frescor dos ingredientes. Além desses cuidados, é imprescindível ter alguém cuidando do estoque de mercadorias.

Se o seu negócio exige alta demanda, sugiro que leia essa matéria do SEBRAE e baixe essa planilha de controle que vou deixar abaixo:

→ Download da planilha de controle de estoque

E se quiser saber mais sobre como conservar os bolos caseiros, recomendo o Curso Online de bolos Caseiros da Thaís Mello. Nele você aprenderá tudo sobre produção, armazenamento e controle de estoque. Não deixe de conferir as informações e módulos contidos nele, não irá se arrepender. ?

Espero ter lhe ajudado a solucionar todas as suas dúvidas sobre qual a validade de bolo caseiro. Porém, se ainda lhe restou alguma dúvida não mencionada aqui, deixe seu comentário abaixo que em breve lhe responderei, combinado?