Bolos para vender

Receita com sobra de bolo: Como aproveitar?

Já pensou em fazer uma receita com sobra de bolo? Se sobrou muito bolo, não há a necessidade de jogar fora. Tudo pode ser reaproveitado e vou te mostrar como.

Principalmente quem trabalha com a venda de bolos caseiros, pode ter esse problema. Quem costuma vender bolos em pedaços, por exemplo, pode ser que tenha muitas sobras no final do dia. Até aquelas “rebarbinhas” que são removidas para dar acabamento em bolos decorados podem ter outra utilidade.

Se o bolo for recheado, dependendo da receita, talvez não dê para aproveitar muito. Mas se for bolo simples caseiro, há inúmeras possibilidades de reaproveitar a receita sem desperdiçar.

Então, pensando em te ajudar nessa questão, separei algumas dicas de receita com sobra de bolo. Acompanhe e coloque tudo em prática!

Receita com sobra de bolo: 4 opções para não perder nada!

1 – Cake Pop

Os cake pops se tornaram uma febre que todo mundo ama. São super delicados e pra lá de saborosos, parecem mesmo pirulitos. Vale a criatividade para criar receitas variadas e reaproveitar todos os sabores de massa.

Você pode fazer para festas de aniversário que a criançada adora, vender na sua loja de bolos ou até mesmo fazer para as visitas em casa. Veja como preparar:

Ingredientes extras para montagem

Modo de preparo

Primeiramente, esfarele em uma tigela toda a massa que sobrou. O próximo passo é umedecer essa massa para dar liga para que você consiga modelar. Então, adicione o doce de leite, você também pode utilizar qualquer outro creme ou calda que preferir.

Amasse muito bem até que tudo fique bem homogêneo. Faça pequenas bolinhas com a massa e reserve.

O próximo passo é derreter em banho maria o chocolate em barra, que também pode ser chocolate branco. Para que a bolinha não solte do palito, mergulhe os palitos no chocolate derretido e vá espetando cada um deles nas bolinhas de bolo. Deixe secar por cerca de 15 minutos.

Banhe as bolinhas no chocolate, deixe escorrer um pouco para retirar o excesso e aplique com cuidado os confeitos. Espete os palitinhos em um pedaço grande de isopor ou coloque para secar em um pote de vidro grande. 😉

2 – Receita com sobra de bolo: Pavê

Para montar o pavê não tem segredo algum. Você só precisará fazer um creme de leite ninho delicioso e uma cobertura, que pode ser ganache (chocolate derretido com creme de leite).

Corte o bolo em tiras da espessura de um dedo e vá acomodando tudo no fundo de uma travessa. Regue os pedaços com leite ou misture com um pouco de leite condensado. Coloque um pouco de creme sobre e vá intercalando até finalizar. Cubra o pavê com a ganache de chocolate.

Nessa receita você pode utilizar duas massas diferentes para trazer um toque especial. 😉

3 – Bolo no pote

Outra dica para reaproveitar as sobras é fazer bolos no pote. Tenho aqui no blog receitas de bolo no pote de cenoura, de abacaxi, de maracujá, de limão, de brigadeiro, de leite ninho, de morango e até bolo no pote fitness.

Então, existem várias possibilidades para utilizar qualquer tipo de massa. Use muito a criatividade e procure por tendências de bolo no pote.

4 – Brownie de chocolate

Essa dica é para quando sobrar massa de chocolate. Você pode utilizá-la para fazer um delicioso brownie. E não pense que é difícil. Veja só o passo a passo!

Triture toda a massa em um processador ou vá dando pulsar no liquidificador até que a massa vire uma farofinha. Em seguida, adicione 100g de manteiga derretida, ¼ de xícara (chá) de cacau em pó, ½ xícara (chá) de açúcar e 3 ovos.

Processe novamente para que todos os ingredientes se misturem bem. Não faça isso com as mãos, porque ficará em uma consistência mais firme e precisamos de uma consistência mais líquida. Então, pode ser que precise adicionar mais ovos ou um pouquinho de leite, se preferir.

Espalhe a massa em um tabuleiro, adicione gotinhas de chocolate ou bolinhas de brigadeiro e leve para assar em forno preaquecido a 180º por cerca de 20 minutinhos. Sirva com calda de chocolate e sorvete. 😉

E então, gostou de aprender vários tipos de receita com sobra de bolo? Não jogue nada fora, você pode criar essas receitas divinas e até ganhar um dinheiro extra. Compartilhe as dicas!