X

Receita de bolo com água: Dicas para preparo

Quer aprender uma receita super prática e econômica? Então você precisa conhecer uma receita de bolo com água!

Na verdade, essa receita é também chamada de bolo d’água, o famoso bolo rapidíssimo para reunir a família e saborear. Essa é uma receita ideal para alérgicos a lactose, já que substitui o leite pela água.

Aliás, você pode fazer essa substituição sempre que quiser em qualquer receita de bolo comum. Basta substituir pela mesma quantidade de leite pedida na receita. Sem segredo algum, não é mesmo?

Além disso, com essa receita em mãos, você pode preparar vários tipos de recheios e coberturas, pois, ele combina com todos. A propósito, deixarei uma dica especial de cobertura para incrementar o seu bolo. Confira a seguir, uma receita de bolo com água para fazer já!

Receita de bolo com água – passo a passo

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 copo (americano) de água fria
  • 2 copos e ½ (americano) de farinha de trigo
  • 2 copos (americano) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo

Antes de mais nada, vale uma dica. Caso queira incrementar o sabor do bolo, você pode acrescentar na massa 1 colher (chá) de essência de baunilha ou suco de 1 limão. Trará um gostinho único e ainda assim continua econômico. 😉

Outra coisa que preciso falar aqui é sobre a medida do copo americano. Caso você tenha um copo marcador aí na sua casa, pode medir 200ml de água, 350g de farinha de trigo e 300g de açúcar.

Então, primeiramente, coloque na batedeira, os ovos, o açúcar e o óleo. Bata muito bem esses ingredientes até que fiquem bem homogêneos. Em seguida, adicione aos poucos a farinha de trigo e intercale com a água.

Por fim, acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente com um garfo ou um fuê. Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada. Outra opção aqui é trocar a farinha por açúcar na hora de polvilhar.

Seu bolo ficará com uma casquinha crocante incrível! Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos ou até que ele esteja bem dourado.

O segredo para o bolo ficar mais fofinho

Essa receita acima é bem rápida mesmo sem nenhuma etapa diferente que exige mais esforço. Porém, como você já deve saber, a ordem dos ingredientes influencia muito para deixar o bolo fofinho.

Então, existe outra forma de fazer bolos que deixa a massa com aspecto mais aerado. Basta separar as claras das gemas, bater as claras em ponto neve e envolver na mistura da massa no final do preparo.

Isso ajuda muito, principalmente se você pretende rechear seu bolo. Ele ficará muito mais texturizado e ao mesmo tempo firme para aguentar qualquer tipo de recheio. 😉

Dica de cobertura para bolo simples

Para combinar perfeitamente com essa receita super rápida e prática, vou te ensinar uma receita de cobertura para embelezar seu bolo. Se você gosta de confeitar bolos, essa receita é para você. Utilize sua criatividade e deixe o bolo ainda mais lindo!

Vamos aos ingredientes?

  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de coco em flocos

O modo de preparo é muito mais simples do que você pensa. Basta misturar os ingredientes e cobrir o bolo, fácil assim. Outra forma de fazer essa calda, caso você não tenha o leite condensado é misturar 1 copo e 1/2 (americano) de leite + 6 colheres de sopa bem cheia de açúcar. Porém, dessa forma, é preciso levar ao fogo baixo para que a calda pegue um pouco de consistência.

Então, basta deixar cozinhar por 5 minutinhos e pronto! Em seguida, é só misturar o coco ralado e cobrir seu bolo, que já deverá estar desenformado em um prato bem bonito.

Gostou de aprender essa receita de bolo com água? Muito fácil, não é mesmo? Então coloque esse passo a passo em prática e compartilhe as dicas!