X

Receita de bolo com farinha de arroz

Já pensou em fazer uma receita de bolo com farinha de arroz? Essa é uma excelente e saudável opção para substituir a farinha de trigo.

Quem é alérgico ao glúten ou quem procura manter um cardápio equilibrado, pode usufruir dos benefícios dessa farinha. A farinha de arroz é comumente encontrada em lojas de produtos naturais.

Essa farinha é feita a partir de grãos moídos. Você pode encontrar prontinha e embalada ou pode fazer em casa mesmo. Basta pegar uma porção de arroz cru integral e bater em um liquidificador potente ou triturar no processador.

Passe de 2 a 3 vezes na peneira até que ela fique bem fininha. O que sobrar na peneira, triture novamente. Funciona muito bem, é fonte de proteínas, fibras e minerais.

Além disso, você pode aproveitar e fazer bolos de vários sabores, como de chocolate, cenoura, milho, laranja e fubá. Então, se você também quer experimentar essa receita de bolo com farinha de arroz, fique de olho no passo a passo!

Receita de bolo com farinha de arroz com laranja

Ingredientes

  • 200 ml de laranja espremida
  • 2 xícaras de farinha de arroz pronta
  • 3 gemas
  • 3 claras
  • 1 xícara de água fervendo
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de açúcar demerara ou mascavo

Modo de preparo

Primeiramente, precisamos bater as claras até chegar no ponto neve. Em seguida, adicione as gemas, o suco de laranja e o açúcar. Bata somente até misturar os ingredientes. Nesse ponto, não bata muito para não destruir toda a aeração das claras.

Transfira a mistura para uma tigela e adicione aos poucos a farinha de arroz. Intercale a farinha com a água quente. Por fim, acrescente o fermento em pó e deixe a massa descansar por 15 minutos.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos ou até que fique bem dourado na superfície.

Dica de recheio e cobertura

Como eu disse anteriormente, essa é uma receita super versátil em que você pode adicionar o ingrediente que desejar. Já vi muitas pessoas adicionando amêndoas e nozes na massa. Fica com um sabor incrível!

Além disso, você pode adicionar na massa também frutas cristalizadas, frutas como banana, morango ou maçã, coco ralado, essências e muito mais. Com isso, você terá uma massa super saudável e um recheio sutil, porém bem saboroso. 😉

Para fazer uma massa deliciosa de chocolate, basta acrescentar ½ xícara de cacau em pó sem açúcar e ½ xícara de óleo de coco para não ficar um bolo seco. Aliás, tenho aqui no blog, várias receitas para deixar a massa do bolo molhadinha. Dá uma olhada depois e aproveite!

Agora, você tem ainda vários tipos de cobertura para apostar nessa receita de bolo com farinha de arroz. Pode até pensar em fazer uma cobertura simples de marshmallow ou chantilly. Além de decorar lindamente seu bolo, trará um sabor a mais para sua receita.

Se você quiser algo mais light para combinar perfeitamente com essa receita, veja só a seguir uma dica super prática de calda de laranja low carb:

Receita de calda de laranja low carb

Ingredientes

  • 1/2 xícara de creme de leite sem soro
  • 1 colher de sopa de purê de laranja
  • 1 colher de sopa de xilitol
  • raspas de laranja

Modo de preparo

Primeiramente vamos fazer o purê de laranja. Para isso, cozinhe em fogo médio por cerca de 50 minutos 2 laranjas inteiras com casca. Assim que esfriar, bata tudo no liquidificador até obter um purê. Misture o purê com o creme de leite e o adoçante.

Aguarde esfriar um pouco para encorpar o creme. Despeje sobre o bolo já desenformado em um prato bem bonito. Em seguida, é só aproveitar!

E então, gostou de conhecer essa receita de bolo com farinha de arroz e de quebra uma dica de cobertura super especial? Então, comece agora mesmo a colocar tudo em prática e depois volte aqui pra me contar os resultados. Compartilhe as dicas!