X

Receita de bolo comum: dicas e passo a passo completo!

Uma receita de bolo comum é perfeita para aqueles dias corridos em que dá uma vontade de comer um doce. Aliás, basta apenas uma cobertura ou recheio simples e pronto, já agrada qualquer paladar.

Com uma receita de bolo comum você abre várias possibilidades de combinações. Exatamente por isso que esse tipo de receita é considerado um verdadeiro curinga dos confeiteiros que estão começando a crescer nas vendas.

O bolo caseiro simples realmente faz um grande sucesso aqui no Brasil. Seja na hora do café da manhã, da tarde e até mesmo em uma reunião em família, ele é a escolha certa e combina simplesmente com tudo.

Hoje separei uma receita de bolo comum irresistível e super fácil de fazer. Quer aprender na prática como fazer um bolo delicioso e fofinho? Então acompanhe!

Como fazer um bolo comum bem fofinho?

Essa é a dúvida que não quer calar. Todo mundo quer ter em casa aquela receita ultra rápida e prática. Mas nem todas resultam naquele bolo macio. Por vezes, já vi pessoas reclamando por aí que o bolo fica seco ou que o bolo murcha após sair do forno.

São coisas que geralmente acontecem por conta da combinação dos ingredientes ou por conta do modo de preparo. Sabia que a ordem da adição dos ingredientes na receita realmente impacta no resultado do bolo?

Então se você pensar em um bolo fofinho, é só bater claras em neve e colocá-las por último na receita, juntamente com o fermento. Aliás, quanto menos você bater a massa após a adição da farinha de trigo e do fermento, melhor.

Exatamente por isso é que algumas receitas pedem para misturar a farinha de trigo e o fermento com uma colher ou um fuê. Quando você bate demais esses ingredientes, eles começam a soltar amido e isso pode fazer com que o bolo fique solado.

Outra coisa que você precisa tomar cuidado é com os ingredientes líquidos. Sempre deve existir o equilíbrio entre os secos e líquidos. Uma dica para deixar seu bolo sempre fofinho é peneirar os ingredientes secos como a farinha e o açúcar.

Com essas dicas não tem erro, seu bolo comum se tornará incrível! Agora vamos ao passo a passo?

Receita de bolo comum

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Como eu disse, quanto menos você bater a massa do bolo na batedeira, melhor para que ele fique bem macio, consistente e saboroso. Então vamos fazer à moda antiga!

Primeiramente passe na peneira o açúcar e depois em outra tigela a farinha de trigo. Isso ajudará a eliminar as pedrinhas contidas na embalagem e também para ajudar na aeração do seu bolo.

Em uma tigela grande coloque os ovos, o açúcar e o óleo. Bata muito bem (2 a 3 minutos) essa mistura com um fuê até que ela fique na consistência de um creme bem homogêneo.

O próximo passo é acrescentar o leite e aos poucos a farinha de trigo. Por fim, adicione o fermento em pó e mexa mais um pouco. Uma dica final que te dou para ajudar na textura do seu bolo é retirar todos os ingredientes da geladeira pelo menos 30 minutos antes de fazer a receita.

Como você não irá utilizar a batedeira, qualquer choque térmico de temperatura pode empelotar a massa deixando-a embatumada ou atrapalhar no crescimento. 😉 Então coloca tudo em temperatura ambiente, combinado?

O passo final é untar uma forma com manteiga e polvilhar farinha de trigo. Despeje a massa pronta e leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos ou até que o bolo fique bem dourado.

Experimente fazer uma cobertura deliciosa!

É claro que a magia da receita de bolo comum é justamente a simplicidade dela, mas caso queira, pode fazer uma cobertura simples. Já ouviu falar na cobertura de creme belga? O nome pode assustar, mas é super simples e fácil de fazer. Com ingredientes que você encontra facilmente, veja só!

Ingredientes

  • 500ml de leite
  • 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 gema de ovo
  • ½ colher de essência de baunilha

Modo de preparo

Para fazer essa deliciosa cobertura não tem segredo nenhum. A única coisa que você precisa ficar de olho é no ponto do creme. O ideal é que ele fique bem denso, porém, ainda cremoso.

Em uma panela, dissolva bem o amido de milho no leite antes de levar ao fogo. Adicione o leite condensado, o creme de leite e a gema. Leve a mistura em fogo baixo até começar a engrossar (10 minutos).

Transfira o creme para uma tigela, cubra com plástico filme e deixe esfriar bem. Quando estiver totalmente frio, bata na batedeira para que o creme fique bem aveludado, pronto para cobrir seu bolo.

Essa receita de bolo comum com cobertura de creme branco fica simplesmente fantástica, você precisa prova! Espero que tenha gostado e não esqueça de compartilhar, para deixar todo mundo com água na boca.