X

Receita de bolo de arroz

Hoje você aprenderá uma receita de bolo de arroz incrível. Aposto que você nunca pensou nessa possibilidade, não é mesmo?

Por incrível que possa parecer, o bolo fica extremamente fofinho e pra lá de saboroso. Essa é uma ótima alternativa para eliminar o glúten das receitas de bolo, já que muitas pessoas estão apresentando intolerância e alergia a esse componente.

Como sabemos, a farinha de trigo contém glúten. Por isso, que muitas pessoas estão optando por colocar arroz cru no lugar da farinha, que faz o mesmo trabalho de estruturar a massa do bolo.

Outra vantagem é que seu preparo é muito simples, mas exige um pouco mais de tempo em comparação com as receitas de bolo tradicionais. Você ainda pode aproveitar e colocar qualquer tipo de cobertura ou recheio que super combina.

Então, para te ajudar a fazer uma receita de bolo de arroz fantástica, separei um passo a passo completo. É só seguir direitinho que não tem erro. Vamos conferir?

Receita de bolo de arroz com iogurte e coco

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz cru
  • 200g de açúcar
  • 180ml de óleo
  • 4 ovos inteiros
  • 100g de coco ralado
  • 200ml de iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

A primeira coisa que você precisa fazer é deixar o arroz de molho na água até cobrir tudo. Deixe descansar por aproximadamente 8 horas na geladeira. Caso queira acelerar o processo, pode adicionar água quente. Sendo assim, deverá ficar de molho por até 3 horas.

Vale ressaltar que não é indicado cozinhar o arroz de modo convencional, pois ele ficará muito macio e poderá deixar seu bolo embatumado. Outra coisa não indicada é utilizar arroz parboilizado.

Quando o arroz já estiver hidratado, comece os preparativos. No liquidificador, acrescente o óleo, o iogurte natural e o arroz hidratado. Bata em velocidade média até que forme um creme espesso.

Em seguida, adicione os ovos e bata até misturar. Acrescente o açúcar com o coco ralado e bata novamente somente até misturar. Por fim, adicione o fermento em pó e mexa delicadamente para incorporar aos outros ingredientes.

Transfira a mistura para uma forma untada e polvilhada com farinha de aveia ou farinha de rosca. Leve ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 a 40 minutos ou até dourar.

Após ficar pronto, ele ficará bem douradinho por cima com uma casquinha super crocante o macio por dentro. Pode experimentar que tenho certeza que você irá amar! 😉

Dica de cobertura de leite condensado com coco

E para turbinar essa receita e deixar esse bolo decorado e irresistível, nada melhor do que uma deliciosa cobertura não é mesmo?

Para facilitar, separei aqui uma receita de cobertura de leite condensado com coco bem rápida de fazer. Não vai quase nada de ingrediente e trará aquele toque final no seu bolo. Então, separe os seguintes ingredientes:

  • 500ml de leite de coco
  • 200ml de leite condensado
  • 50g de coco ralado

Como preparar:

Basta misturar tudo em uma panela até ficar bem homogêneo. Ligue o fogo bem baixinho e mexa sempre até começar a engrossar. Esse tempo leva mais ou menos 10 minutinhos.

Quando o bolo assar completamente, aguarde esfriar bem e desenforme em um prato de bolo bem bonito. Espalhe a cobertura por cima do bolo e acrescente ou pouquinho mais de coco ralado para enfeitar. Pode também adicionar algumas cerejas para deixá-lo ainda mais lindo. 😉

Caso queira, pode servir o bolo sem a cobertura mesmo que combina ainda mais com um cafezinho da tarde. Aliás, tenho aqui no blog algumas dicas e receitas de bolo para tomar café da tarde. Dê uma olhadinha depois que tenho certeza que você irá adorar conhecer as receitas.

Gostou dessa receita de bolo de arroz? Então coloque agora mesmo em prática e chame todos da família para experimentar essa delícia. Compartilhe as dicas!