X

Receita de bolo de banana com aveia

Uma receita de bolo de banana com aveia é um curinga para quem gosta de receber amigos ou familiares em um café da tarde.

O clássico das avós, agora se transformou em uma receita super fácil de fazer e que encanta a todos que experimentam. Aliás, existe uma versão saudável dessa receita, livre de glúten que só traz benefícios para a saúde.

A aveia é um cereal naturalmente sem glúten, rica em nutrientes e fibras, que dará textura e consistência para a massa. A banana, além do sabor, confere liga e umidade natural para a massa. Resumindo, você terá um bolo rico em fósforo, fibras, proteínas e magnésio.

Contudo, para fazer esse bolo, você só precisará de um garfo. Isso mesmo, nada de batedeira ou liquidificador. E se engana quem duvida da consistência e textura desse bolo. Ele fica bem fofinho e macio, além de um visual incrível.

Então, se quer aprender como fazer uma receita de bolo de banana com aveia pra lá de saudável e fácil de fazer, confira logo a seguir!

Receita de bolo de banana com aveia saudável

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de bananas maduras (250 gramas ou 3 bananas médias)
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão (30 ml)
  • 1 colher (chá) de canela em pó (opcional)
  • Pitada de sal
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo (60 gramas)
  • 1/3 xícara de óleo (80 ml)
  • 1 xícara (chá) de farinha de aveia (120 gramas)
  • 1/3 xícara (chá) de amido de milho (36 gramas)
  • 1/4 xícara de passas (opcional)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Primeiramente para começar esse bolo de banana, unte com manteiga e farinha de arroz uma forma com furo no meio de aproximadamente 23cm de diâmetro. Reserve.

Em uma tigela, amasse as bananas com um garfo até virar um purê bem cremoso. É importante que não passe muito da medida indicada, pois senão afetará na consistência do bolo, combinado? Portanto, meça direitinho para não perder a medida.

Em seguida, adicione os ovos, o limão, a canela e o sal. Misture tudo muito bem até ficar uma massa homogênea. O próximo passo é acrescentar o açúcar e o óleo. Mexa mais um pouco para incorporar bem aos outros ingredientes.

Em seguida, adicione a aveia e o amido de milho. Vá adicionando aos poucos e mexendo sempre para não empelotar a massa e para que ela fique bem homogênea.

Por fim, adicione o fermento em pó e mexa mais uma vez. Nesse momento, já pode transferir a mistura para a forma untada. Agora é a hora de adicionar as passas, mas para que elas não afundem, empane todas na farinha de arroz ou no amido de milho.

Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar completamente antes de desenformar o bolo para não correr risco de desmanchar tudo.

Dicas extras para um bolo de banana perfeito!

Se você não gostar de canela em pó, que traz um gosto bem forte para o bolo, você pode saborizar a massa com essência de baunilha, raspas de limão, de laranja ou simplesmente não utilizar nenhuma dessas opções. Não fará diferença alguma na receita, pode acreditar.

Outra coisa é o açúcar. Ele pode ser substituído por qualquer outro e até mesmo por adoçante.

As passas também podem ser substituídas por qualquer outra fruta seca ou por castanhas picadas, gotas de chocolate, sementes de abóbora, de girassol ou simplesmente ser descartadas da receita.

Para complementar essa receita de bolo de banana com aveia, você pode também fazer uma calda saudável para cobrir o bolo. Mas será que é possível?

Experimente fazer uma mistura com ½ copo de manteiga + ½ copo de suco de limão siciliano + ½ copo de adoçante xilitol + 2 gemas + 2 ovos.
Leve tudo para a panela em fogo baixo até ficar bem consistente. Em seguida, deixe gelar um pouco na geladeira, por aproximadamente 20 minutos.

E aí, gostou dessa receita de bolo de banana com aveia? Então aproveite para colocar todas essas dicas em prática hoje mesmo. Compartilhe!