X

Receita de bolo de iogurte

Uma receita de bolo de iogurte é ideal para qualquer ocasião. Afinal, tem um sabor delicado, uma massa super leve e ainda combina com diversos tipos de coberturas.

Porém, para obter um bolo úmido na medida, fofinho e saboroso requer muito cuidado. Quem coloca muito iogurte na receita pode acabar tendo um bolo solado com a massa bem pesada.

Então para te ajudar, vou deixar a seguir uma receita de bolo de iogurte simples de fazer e que não tem erro. Basta seguir as medidas direitinho. Vamos lá?

Receita de bolo de iogurte

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 pote de iogurte natural (170 g)
  • 1 pote (do iogurte) de óleo (170 ml)
  • 2 potes (do iogurte) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Aqui não tem segredo, a receita é tão fácil que você pode fazer rapidinho no liquidificador. Então, coloque os ovos, o óleo, o iogurte e o açúcar. Bata em velocidade alta esses ingredientes até formar um creme bem encorpado, aproximadamente 10 minutos.

Transfira essa mistura para uma tigela e peneire aos poucos a farinha de trigo. Isso irá ajudar a deixar seu bolo fofinho e com a massa super aerada. Caso queira, pode adicionar também uma pitadinha de sal para realçar o sabor do seu bolo.

Por fim, acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente até incorporar bem na mistura. Despeje tudo em uma forma untada e enfarinhada, de preferência com um furo central.

Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos. Na dúvida, faça o teste do palito. 😉

Como deixar a receita mais fofinha

Muita gente que decide fazer essa receita acaba com problemas na massa. Geralmente ela não fica tão fofinha e leve, mas o segredo está no modo de preparo. Quem costuma fazer bolo na batedeira, sabe que não tem erro. É só separar as claras das gemas e acrescentar claras em neve no final do preparo.

Então, o segredo está na aeração do bolo. Você já percebeu que se colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por muito tempo, no final terá um bolo totalmente embatumado?

Isso acontece porque não pode bater a farinha de trigo e o fermento no liquidificador. Sendo assim, bata apenas os ingredientes líquidos, juntamente com o açúcar, e em seguida, misture a farinha com a ajuda de um fuê ou um garfo.

Outra dica para deixar o bolo com a massa bem fofa é adicionar um pouco de Maizena. Basta diminuir 1 xícara de farinha de trigo e adicionar 1 xícara de Maizena. Super simples, não é mesmo? 😉

Qual cobertura combina com bolo de iogurte?

Como teremos um sabor bem sutil, ele combina com muitos tipos de cobertura. Bons exemplos são: cobertura de ganache branco, casquinha de açúcar com canela, geleia de morango, chocolate, creme mousse de limão, glacê de açúcar, doce de leite, maracujá, coco, nozes e creme belga.

Mas eu, particularmente, gosto de equilibrar o sabor suave da receita de bolo de iogurte com o cítrico e acidez do limão. Então, separei uma receitinha super prática de uma cobertura de limão. Vai ficar incrível, pode apostar!

Ingredientes

  • 1 caixinha de leite condensado
  • ½ caixinha de creme de leite
  • 100 ml de suco de limão

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o creme de leite e misture com o leite condensado. Vá adicionando aos poucos o suco de limão. Mexa sempre para encorpar o creme. Após acabar todo o suco de limão, você terá um creme bem firme e pra lá de saboroso.

Aliás, esse creme serve também para rechear um bolo simples, pois fará toda a diferença. Para dar aquele toque final, experimente salpicar um pouco de raspas de limão por cima da cobertura.

Espero que tenha gostado dessa receita de bolo de iogurte, mas também das dicas de cobertura e massa. Faça aí na sua casa que tenho certeza que será a sensação do momento. Compartilhe as dicas!