X

Receita de bolo de paçoca: Como fazer de forma simples

Quando pensamos em um bolo caseiro diferente pensamos em receitas criativas, não é mesmo? A receita de bolo de paçoca é uma excelente escolha quando você quer fazer algo criativo e bem doce.

Essa receita é uma das maiores pedidas na época de festa junina, porém, em qualquer época do ano ela faz muito sucesso. Realmente não há quem resista a um belo pedaço de bolo fofinho com cobertura cremosa de paçoca.

Também conhecido como bolo de churros, o bolo de paçoca é super simples de fazer e fica com uma aparência divina. Para quem está começando a vender bolos caseiros, essa receita precisa estar no cardápio, pois chama muita atenção, principalmente quando decorado com paçoquinhas.

Essa receita abre bastante espaço para decorações diferentes. Você pode fazer um delicioso bolo vulcão, bolo ballerine ou usar a criatividade e enfeitar à sua maneira.

Ficou curioso pra saber o passo a passo? Então confira a seguir que separei dicas importantes e uma receita de bolo de paçoca inesquecível.

Receita de bolo de paçoca

Ingredientes

  • 3 ovos
  • ½ xícara de óleo
  • 1 xícara de leite
  • 1 e ½ xícaras de açúcar
  • 1 xícara de paçoca
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo

Essa massa é super prática de fazer. Você consegue fazer rapidinho no liquidificador. Então é só colocar primeiramente os ovos, o óleo e o açúcar. Bata bem até misturar e dissolver o açúcar.

Em seguida, adicione aos poucos a farinha de trigo, as paçoquinhas, o leite e o fermento. Bata até ficar tudo bem homogêneo.

Transfira essa mistura para uma forma untada e enfarinhada. Para ficar com aquela aparência linda, escolha uma forma com furo no meio. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos. Na dúvida, faça o teste do palito! 😉

Dica de massa diferente para bolo de paçoca

Essa massa que indiquei acima, é uma massa típica de bolo de paçoca. No entanto, você pode fazer ainda uma massa branca ou combinar com massa de chocolate, na opção de naked cake. Fica lindo e é uma combinação certeira. Uma dica é optar por chocolate meio amargo para equilibrar o sabor e não deixar a receita muito doce.

Outra combinação que todo mundo adora é fazer uma massa de fubá, rechear e cobrir com uma cobertura de paçoquinha. Experimente, além de trazer uma aparência bonita e uma textura sequinha, a combinação de sabores é maravilhosa!

Como fazer a cobertura e recheio cremoso de paçoca

A cobertura e o recheio fazem toda a diferença, não é verdade? Mas como a paçoquinha também está presente na massa, caso queira um bolo simples, nem precisa de cobertura. Nesse caso, você pode oferecer o bolo como um delicioso café da tarde, por exemplo.

Por outro lado, a cobertura dá aquele toque final ao bolo, pois fica com uma textura grossa, o que possibilita escorrer pelas laterais. Dá um efeito super interessante. Para finalizar, você pode salpicar um pouco de paçoca em pedaços. 😉

Veja o que você irá precisar para fazer essa cobertura de paçoca!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 g de doce de leite
  • 1 colher (sopa) rasa de manteiga
  • 2 paçocas esfareladas
  • 3 paçocas esfareladas para enfeitar

Modo de preparo

Coloque em uma panela a manteiga e o leite condensado. Leve ao fogo baixo e mexa até que a manteiga comece a derreter. Em seguida, adicione as paçoquinhas, o leite e o doce de leite pastoso.

Mexa sem parar por aproximadamente 8 minutos até que chegue no ponto de brigadeiro mole. Tome cuidado para não ficar muito grosso, pois após esfriar ele irá endurecer ainda mais.

Quando você tirar o bolo do forno, aguardar esfriar e desenformar, jogue a cobertura por cima. Nunca coloque a cobertura quente no bolo, pois isso pode fazer com que seu bolo murche ou ganhe umidade demais.

Por fim, salpique as paçoquinhas por cima. Caso queira enfeitar mais, coloque algumas paçocas inteiras, fazendo um desenho. Se sua forma tiver furo central, coloque bastante cobertura no centro do bolo até encher. Esse será aquele famoso efeito vulcão, que é simplesmente irresistível!

E então, o que achou dessa receita de bolo de paçoca? Coloque essas dicas em prática, pois tenho certeza que você irá adorar. Compartilhe as dicas!