X

Receita de bolo fofo grande

Está pensando em fazer um bolo em grande quantidade? Então você precisa de uma receita de bolo fofo grande, pois irá render bastante e você poderá rechear como quiser.

Para muitas pessoas, fazer uma receita grande é quase impossível e muito fácil de dar errado. Contudo, o que basta é equilibrar as medidas dos ingredientes. A receita que vou te mostrar aqui é de um bolo gigante ultra fofinho, ideal para bolos de aniversário ou casamento.

Quando se tem muitos convidados, quanto mais fofa for a receita, mais fácil de criar diversas camadas de recheio. Como resultado, você terá um bolo alto, com recheio na medida e ainda assim com uma textura macia. Aliás, uma massa bem aerada recebe melhor as caldas para umedecer, principalmente se o bolo tiver que ficar em refrigeração por algum tempo.

Então prepare sua maior forma, separe os ingredientes e vamos ao passo a passo de uma receita de bolo fofo grande. Vamos lá?

Receita de bolo fofo grande – Passo a passo

Ingredientes

  • 8 xícaras de farinha de trigo
  • 8 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1kg de açúcar
  • 8 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • 12 gemas peneiradas
  • 12 claras
  • 1 litro de leite morno
  • 2 ½ colheres (sopa) bem cheias de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha

Modo de preparo

A primeira coisa que você precisa fazer é bater as claras até chegar no ponto de picos de neve. Reserve para utilizar no final da receita.

Outra dica rápida que eu quero te dar aqui é remover a pelinha da gema que saem na hora de separar a gema da clara. Isso você consegue peneirando todas elas e ajuda muito a evitar o cheiro de ovo no bolo após assado. 😉

Prosseguindo, na batedeira coloque as gemas peneiradas e bata-as sozinhas por aproximadamente 2 minutos. Em seguida, acrescente o açúcar e a manteiga, bata até formar um creme espesso e esbranquiçado (cerca de 5 minutos).

O próximo passo é alternar o leite e a farinha de trigo, batendo sempre para não perder o ponto da massa. Reserve um pouquinho de leite para intercalar com o amido de milho.

O amido de milho que dará uma leveza a mais na massa, além de ajudar a deixar o bolo fofinho. 😉

Por fim, acrescente o fermento em pó, a essência de baunilha e as claras em neve. Nesse momento, misture os ingredientes com um fuê bem delicadamente.

O próximo passo é untar e enfarinhar uma forma retangular de 46×31 ou uma forma redonda de 36×36. Leve para assar em forno já preaquecido a 180º por aproximadamente 50 a 1 hora, dependendo da potência do seu forno.

Super cobertura para bolo grande

Agora que você já tem em mãos uma receita de bolo fofo grande, nada melhor do que ter também uma dica de cobertura fácil, não é mesmo? Essa receita de cobertura que vou te passar é de um merengue de chocolate que fica simplesmente irresistível.

Com essa mesma cobertura, você pode utilizar a criatividade e criar vários tipos de coberturas com frutas ou outros sabores, basta adicionar essência. Vamos aos ingredientes e modo de preparo?

Ingredientes

  • 3 claras
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 50%

Modo de preparo

Então a primeira coisa é levar em uma panela as claras e o açúcar. Aqui tem um segredo, as claras não podem cozinhar demais. Então deixe em fogo bem baixo por cerca de 3 minutos, mexendo sempre, mas retirando algumas vezes do fogo para não perder a consistência.

Essa técnica de aquecer as claras ajudará a ter um merengue com estrutura que não irá se desmanchar com o tempo fora da geladeira. Além disso, traz um brilho maior para a cobertura que fica lindo! 😉

Após desligar o fogo, transfira para a batedeira e bata por cerca de 5 minutos, até você perceber que o merengue dobrou de volume.

O próximo passo é acrescentar o chocolate em pó que deve ser puro e não achocolatado, pois se você optar pelo achocolatado ficará extremamente doce. Além disso, a cobertura não ficará tão pretinha.

E pronto. É só espalhar a cobertura com a ajuda de uma espátula e decorar como quiser. Uma dica que sempre funciona é decorar com raspas de chocolate meio amargo e, por fim, algumas cerejas em calda. Seu bolo ficará maravilhoso.

Espero que você tenha gostado dessa receita de bolo fofo grande super completa. Não deixe de testar essas dicas, pois tenho certeza que você irá amar. Compartilhe!