Bolos para vender

Recheio de chocolate para bolo: Receita fácil e barata

Um recheio de chocolate para bolo é o toque final para que a receita se torne simplesmente irresistível. O recheio de chocolate combina tanto com massas pretas quanto com massas brancas. Aliás, você pode misturar outros ingredientes como coco, cereja ou morangos para dar um sabor ainda mais especial.

Quem aprende a fazer um recheio de chocolate perfeito pode até utilizá-lo para cobertura que também dá super certo. Uma das coisas mais importantes a levar em conta é a medida exata dos ingredientes.

Se o recheio ficar muito firme, pode prejudicar a textura do bolo após um tempo de geladeira. O mesmo acontece se ficar mole demais, talvez não resista a altas temperaturas e um longo tempo fora da geladeira.

Então, se você quer aprender a fazer o melhor recheio de chocolate para bolo, siga as dicas e sugestões a seguir. Vamos conferir?

Como rechear com chocolate em barra?

Já que estamos falando em recheios práticos e rápidos, um bom exemplo é utilizar o chocolate em barra. É claro que poderá ficar um pouco mais caro fazer dessa forma, mas eu não poderia deixar de falar sobre essa receita.

Principalmente para quem costuma vender bolos caseiros, essa dica é super econômica. Afinal, com uma barra de 1Kg é possível fazer recheios para até 4 bolos médios. Utilizamos sempre outros ingredientes que aumentam a receita, ou seja, mais economia para você!

Nessa receita que irei apresentar aqui, você pode utilizar em uma receita de bolo grande para aniversário ou casamento. Você precisará de:

A primeira coisa é derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Isso leva apenas alguns minutinhos. Em uma panela, junte o chocolate derretido, o amido de milho dissolvido no leite e leve ao fogo baixo mexendo sempre.

Quando começar a dar uma leve engrossada, desligue o fogo e adicione a caixinha de creme de leite. Mexa muito bem até ficar bem homogêneo. Transfira a mistura para uma tigela e leve à geladeira por cerca de 4 horas.

Após esse tempo de geladeira, você pode bater na batedeira para ficar mais macio ou aplicar diretamente no bolo de sua preferência. Esse recheio é também conhecido como ganache e serve ainda para coberturas deliciosas. 😉

Recheio de chocolate para bolo econômico

Ingredientes

Modo de preparo

Essa receita de recheio de chocolate é também muito simples. Primeiramente, você deve dissolver todo o amido de milho no leite para não ter perigo de engrossar. Em seguida, transfira tudo para uma panela.

Adicione o chocolate em pó, o leite condensado e a margarina. Leve em fogo baixo e mexa sempre até começar a engrossar. Isso leva em torno de 2 a 4 minutos. Aguarde esfriar bem para rechear o seu bolo.

Essa é uma das receitas de recheio de chocolate para bolo mais utilizada. Aliás, serve também como uma cobertura perfeita por conta de sua textura. Contudo, vale a pena identificar qual é o melhor ponto do seu recheio. Tudo vai do tempo de fogo!

Esse tempo de fogo que indiquei é para um recheio bem firme, bastante utilizado para segurar vários andares de massa. Se você quer um recheio mais maleável para um bolo com apenas 1 camada, por exemplo, deixe por apenas 2 minutinhos só até levantar fervura e desligue.

E então, gostou das dicas? Qual dessas receitas você vai fazer? Faça e experimente aí na sua casa. Tenho certeza que não irá se arrepender. Compartilhe as dicas!