Bolos para vender

Recheio de limão para bolo: Receita passo a passo

Hoje você aprenderá um recheio de limão para bolo delicioso que pode ser combinado com massa branca ou preta. Aliás, combina com vários tipos de coberturas e serve para qualquer ocasião. Sabe o melhor de tudo? É super simples de fazer!

Quem costuma sempre confeitar bolos para ocasiões especiais, ou até mesmo ganha dinheiro vendendo bolos, sabe que quanto mais opções de recheios e coberturas, melhor. Além das opções mais elaboradas, é crucial que você tenha também opções práticas e econômicas, como é o caso dessa.

Afinal, quem é que não gosta de um recheio de limão? Essa é uma dica para deixar o bolo mais refrescante com aquele toque especial. Confira a seguir uma receita de recheio de limão para bolo e algumas dicas extras!

Receita de recheio de limão para bolo

Ingredientes

Modo de preparo

Primeiramente dissolva toda a farinha de trigo no leite para evitar que empelote após começar a aquecer no fogo. Vale apena ressaltar que você pode utilizar Maizena também no lugar da farinha de trigo. No entanto, nessa receita a farinha dá uma cremosidade maior. 😉

Em uma panela, transfira a mistura do leite. Adicione as gemas e o leite condensado, mas leve em fogo baixo até começar a engrossar. Não pare de mexer!

Após cerca de 5 minutos já vai começar a engrossar. Não é indicado deixar engrossar muito, senão seu recheio ficará muito duro. Então, depois de 5 a 7 minutinhos, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Transfira o creme para uma tigela, cubra com plástico filme e deixe esfriar em temperatura ambiente. Não pode colocar o recheio quente no bolo. Quando o recheio estiver frio, mexa muito bem com um fuê para dar a última cremosidade.

Por fim, adicione o suco dos limões e mexa mais um pouco até você perceber que o creme ficou esbranquiçado. Leve à geladeira por cerca de 40 minutos ou deixe lá até o momento de rechear o bolo.

Como evitar que o recheio fique amargo

Algumas pessoas têm esse problema. Ao fazer um recheio de limão, pode ser que ele fique um pouco amargo ou ácido demais. A primeira coisa que pode ajudar a evitar esse problema é na hora de remover o suco não deixar chegar na parte branca do bagaço. Essa parte branca é que contém um pouco de amargor.

Outra coisa que você precisa ter cuidado na hora de extrair o suco é não deixar que caia muito sumo da casca junto, pois é muito amargo. Caso você queira colocar um pouco de raspas no recheio, existe um truque para minimizar o amargor:

Após extrair todo o suco dos limões, remova a parte branca das cascas com uma faca. Em seguida, coloque as cascas em um pouquinho de água e leve para ferver. Quando começar a levantar fervura, você perceberá que a água começará a ficar verde. Nesse momento, desligue o fogo e coloque as cascas em uma tigela com água gelada com gelo.

Com esse truque, você garantirá cascas crocantes e sem aquele amargor, que podem ser incorporadas no recheio ou para enfeitar a cobertura do bolo.

Dica extra para um recheio de limão bem aerado

Aqui tenho outra dica super especial para dar outra cara ao seu recheio de limão. Aliás, ele ficará com um aspecto de mousse, ideal para rechear bolos altos ou pão de ló com várias camadas.

Sabe qual é o truque? Basta acrescentar um pouco (3 colheres) de chantilly batido após o recheio estar bem frio. Não sabe fazer chantilly? Então olha só uma receitinha rápida!

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque os ingredientes na tigela da batedeira e comece a bater por cerca de 5 minutos em velocidade baixa. Em seguida, coloque em velocidade alta e bata por mais 10 minutos ou até começar a formar picos.

Caso você queira fazer esse chantilly para outras receitas, vale a pena colocar 1 colher (chá) de essência de baunilha. Se quer uma cobertura de chantilly, pode utilizar ainda 1 colher (chá) de corante de sua preferência. 😉

Então, gostou dessa receita de recheio de limão para bolo e das outras dicas? Agora você já pode colocar tudo em prática e fazer bolos incríveis pra lá de deliciosos. Compartilhe as dicas!