X

Recheio de nozes para bolo: Receita fácil

Hoje você aprenderá um recheio de nozes para bolo incrível, de dar água na boca para incrementar suas mais variadas receitas.

Nozes é um sabor distinto e consistente, mas ao contrário do que muita gente pensa, ele combina com muitos tipos de massas ou coberturas. Se você fizer um bolo simples de farinha de trigo, por exemplo, esse recheio é uma escolha perfeita. Combina super bem também com massa de chocolate.

Quando paramos para pensar nesse sabor, todo mundo imagina um recheio cheio de técnicas e cuidados, não é verdade? Vou te mostrar o quão simples é essa receita que você terá vontade de fazer hoje mesmo. Confira a receita de recheio de nozes para bolo que separei para você!

Recheio de nozes para bolo – passo a passo

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de nozes trituradas
  • 1 caixinha de creme de leite (200g)

Modo de preparo

Aqui o segredo é o ponto do recheio, que deverá ficar firme, mas não tanto para que não fique muito duro após o bolo ser levado à geladeira. Portanto, precisa de muita atenção, mas é só seguir o passo a passo direitinho que não tem erro. 😉

Então, a primeira coisa a fazer é adicionar em uma panela a manteiga, as nozes e o leite condensado. Deixe cozinhar em fogo bem baixinho para não queimar e quando começar a desgrudar do fundo da panela, igual um brigadeiro, pode desligar.

Vale ressaltar que esse tempo varia de fogão para fogão. Mas em geral leva cerca de 7 a 8 minutos para chegar nesse ponto. Em seguida é só acrescentar o creme de leite e mexer bem para incorporar todos os ingredientes.

O creme de leite dará uma aveludada e deixará o recheio super cremoso. Aliás, tenho uma dica extra para essa receita. Você pode acrescentar de 2 a 4 colheres (sopa) de chocolate em pó para um recheio mais forte, ideal para massa de bolo simples.

Dica de calda para regar o bolo

Olha, eu não sei você, mas eu sempre gosto de balancear as texturas e sabores em um bolo para que ele não fique tão doce, nem tão suave. O recheio de nozes, principalmente se for feito com doce de leite, que é o mais comum, pode ficar um tanto mais doce do que o esperado.

Então, para equilibrar o dulçor, você pode regar a massa do bolo com uma caldinha de coco. Basta misturar ½ vidro de leite de coco + 2 xícaras de leite. Se você fizer o recheio com doce de leite, não precisa colocar mais nada. É só regar o bolo, que já deverá estar desenformado e cortado ao meio.

Agora, se você fez essa receitinha que eu deixei aqui com leite condensado, caso queira, pode acrescentar ½ lata de leite condensado. Isso é para dar uma incrementada a mais no sabor do seu bolo.

O coco adicionará um sabor único ao seu bolo. Aliás, ele ficará com uma massa super molhadinha, ideal para ser servido gelado. Vai por mim, pode experimentar!

Por outro lado, você pode também regar a massa apenas com leite. Não tem problema algum, escolha o que você preferir. 😉

Qual é a melhor cobertura para bolo de nozes?

Tá aí uma boa pergunta, pois dependerá muito da ocasião a servido o bolo. O recheio de nozes é uma excelente pedida para bolos de casamento, bolo de aniversário ou qualquer outra comemoração. É considerado um recheio super elegante que todo mundo gosta. Você pode pensar em cobertura de ganache, cobertura de doce de leite, creme brulee, ganache branca ou marshmallow, que é a mais prática.

Então, para facilitar, sugiro uma receita de marshmallow (ou merengue ou glacê, como também é conhecido), que você pode preparar em casa para degustar ou incrementar em uma receita de aniversário. Não tem segredo algum, é muito fácil de fazer, você só precisará de uma batedeira potente. Veja só!

Ingredientes

  • 2 claras
  • 3/4 xícaras (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Primeiramente, coloque as claras e o açúcar em uma panela. Misture bem e ligue o fogo bem baixinho. Nessa etapa não pode parar de mexer um minuto. Deixe no fogo até que você perceba que o açúcar derreteu todinho. Levam apenas 3 minutinhos, o importante é não deixar ferver muito as claras para não estragar o ponto do marshmallow.

O próximo passo é bater na batedeira. Aqui, acrescente a essência de baunilha, mas é opcional. Você pode acrescentar outro tipo de essência e até mesmo corantes de sua preferência.

Bata na batedeira em velocidade alta por alguns minutos (cerca de 5 a 10) até formar picos bem firmes. Esse é o ponto do marshmallow.

Uma dica interessante é cobrir todo o bolo e, em seguida, aplicar um maçarico para deixar algumas partes tostadinhas. Traz um visual lindo e chique para o bolo. Outra alternativa é misturar um pouco de calda de chocolate nesse merengue, mas não mexa muito para não dissolver e perder toda a consistência. O legal é deixar a cobertura com um aspecto rústico mesmo. Então não se preocupe em deixá-lo lisinho.

E aí, gostou de conhecer essa receita de recheio de nozes para bolo e, de quebra, algumas ideias de acompanhamentos? Então coloque tudo isso em prática e não esqueça de compartilhar as dicas!

5.0
01