X

Recheio para bolo de casamento: Qual o melhor?

Qual será que é o melhor recheio para bolo de casamento? Essa ocasião exige que o centro das atenções seja perfeito e, acima de tudo, saboroso. Justamente por isso que o recheio é o fator mais importante na hora de selecionar as preferências do bolo de casamento.

Antes de se dedicar em fazer um recheio para bolo de casamento perfeito, é preciso saber os mínimos detalhes sobre os gostos dos noivos. Afinal, você precisará agradar primeiramente aos noivos que terão um dia inteiro dedicado a eles.

Tradição no casamento, o bolo é um detalhe importantíssimo que não pode deixar a desejar. De nada adianta uma decoração maravilhosa se a massa fica seca ou o recheio não traz aquele sabor marcante para o bolo.

Então, para deixar tudo simplesmente perfeito, separei algumas dicas aqui para fazer o melhor recheio para bolo de casamento. De quebra separei algumas ideias de recheios para você testar. Vamos conferir?

Dicas para fazer o melhor recheio para bolo de casamento

Leve em consideração a época do ano

Pode parecer dispensável, mas esse é um fator super importante na hora de escolher qual é o melhor recheio para bolo de casamento. Em épocas mais quentes, por exemplo, você pode pensar em um recheio mais tropical, refrescante e mais leve como de frutas.

Uma excelente opção é recheio de mousse de limão/maracujá ou de abacaxi com coco que nunca falha. Além disso, tente diminuir a quantidade de chocolate que pode não cair bem em dias mais quentes.

Já se o casamento for no inverno aí sim, você pode pensar em ganache, doce de leite, brigadeiro ou geleias de frutas.

Escolha primeiro o tipo de massa

A partir do momento em que você já sabe em qual época do ano será o casamento, é hora de escolher o tipo de massa. Afinal, o seu recheio terá que se adaptar perfeitamente ou complementar o sabor da massa.

Então, tenha em mente se será um bolo de massa branca, massa preta ou red velvet, que também está super em alta. Em massas brancas, recheios de creme, geleia de frutas e mousse são ideais.

Já para massa preta a combinação de doce de leite com ameixa nunca falha. No entanto, há outras opções como creme de avelã, menta, café, creme cítrico de limão, ganache branco, nozes ou creme trufado também funcionam muito bem. 😉

A questão aqui é escolher um recheio que se destaque do sabor da massa. Dessa forma, todos os convidados irão adorar, sem dúvidas!

3 opções de recheio para bolo de casamento

1 – Recheio de ameixa com doce de leite

Ingredientes

  • 500ml de Leite (2 xícaras)
  • 20g de Amido de milho (2 colheres)
  • 1 Lata de leite condensado
  • 200g de Creme de leite (1 caixinha)
  • 400g de Doce de leite
  • 300g de Ameixa preta sem caroço picada

Modo de preparo

Então, a primeira coisa para fazer esse recheio divino é dissolver o amido de milho no leite ainda frio. Isso irá evitar que seu creme empelote.

Após dissolver tudinho, coloque na panela e adicione o leite condensado e o creme de leite. Leve ao fogo baixo, mas mexa muito bem por aproximadamente 15 minutos até começar a engrossar.

Transfira para uma tigela e acrescente o doce de leite e a ameixa em pedaços. Mexa até envolver tudo. Tampe com um filme plástico e leve a geladeira para firmar, por aproximadamente 20 minutos.

2 – Recheio de abacaxi com creme belga

Ingredientes creme

  • 250ml de leite
  • ½ caixa de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 3 Gemas peneiradas
  • 1/4 Xícara de creme de leite
  • 5ml de essência de baunilha.

Ingredientes doce de abacaxi

  • 1 Abacaxi médio picado sem o miolo
  • 1 Xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Dissolva o amido de milho no leite ainda frio e leve em fogo baixo. Então, adicione o leite condensado e as gemas peneiradas. Mexa sempre até que o creme comece a engrossar (15 minutos).

Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e a essência de baunilha. Transfira esse creme para uma tigela e cubra com papel filme. Leve a geladeira para descansar enquanto você vai fazendo o doce de abacaxi.

Em uma panela, adicione o abacaxi picado e todo o açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o abacaxi comece a derreter. Mexa de vez em quando. Retire os pedacinhos de abacaxi da calda. Essa calda você poderá utilizar para regar a massa do bolo.

Você pode adicionar os abacaxis diretamente no creme ou salpicar de acordo com a quantidade de creme que você coloca em cada disco de massa. Reserve um pouco para decorar por cima do bolo. 😉

3 – Recheio de creme de menta

Ingredientes

  • 135 gramas de açúcar
  • 15 gramas de farinha
  • 180ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 150 gramas de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de creme de menta
  • 1 colher (chá) de extrato de hortelã

Modo de preparo

Em uma panela, misture a farinha de trigo com o açúcar. Adicione o leite e o creme de leite. Cozinhe tudo em fogo médio, mas mexa de vez em quando. Após cerca de 10 minutos você já terá um creme espesso.

Transfira essa mistura para a tigela da batedeira e bata em alta velocidade até esfriar. Reduza a velocidade e acrescente a manteiga. Bata até encorpar bem. Aumente a velocidade novamente e bata até que o creme fique bem fofo.

Por fim, acrescente o creme de menta e o extrato de hortelã. Mexa delicadamente e prontinho. Você terá um delicioso recheio para bolo de casamento com massa preta. 😉

E então, gostou dessas dicas e ideias para recheio? Agora é só colocar a mão na massa e arrasar com suas receitas de dar água na boca. Compartilhe as dicas!