X

Utensílios de confeitaria: principais equipamentos necessários

Antes de abrir uma loja de bolos decorados você precisa saber tudo sobre utensílios de confeitaria. Afinal, serão as ferramentas imprescindíveis para você conseguir alcançar suas metas de demanda.

Todas as etapas que envolvem colocar o negócio em prática podem gerar excesso custos. E se não houver planejamento, o proprietário pode gastar mais do que o planejado. Principalmente quem tem um investimento baixo, precisa saber como economizar nessa etapa sem deixar nada importante para trás.

Os equipamentos em geral devem ser adquiridos após uma longa análise de mercado e de plano de negócio. Isso porque, uma decisão errônea pode impactar diretamente na qualidade do trabalho e nos resultados da empresa.

Para te ajudar, separei algumas dicas importantes e como escolher os melhores utensílios de confeitaria para iniciar o seu negócio. Confira!

Como escolher os melhores utensílios de confeitaria

Primeiramente você precisa saber que qualidade e higiene são fatores fundamentais para o seu negócio. Partindo desse ponto, você já deve compreender que utensílios de plástico não são adequados. Isso porque podem acumular bactérias e dependendo do material, podem eliminar resquícios tóxicos nos alimentos.

Dessa forma, o mais indicado para uma confeitaria são os utensílios de aço inox. Além de trazerem alta resistência e durabilidade são fáceis de higienizar. Sem contar que possuem uma aparência muito mais profissional, não é mesmo?

Portanto, escolha os utensílios de confeitaria com cuidado para que você não tenha dores de cabeça depois com a Vigilância Sanitária nem com investimentos fora do orçamento, já que se você não comprar um produto de qualidade terá que comprar novamente após um certo tempo. Pense nisso!

Utensílios de confeitaria essenciais para uma loja de bolos decorados

O setor de confeitaria tem crescido muito nos últimos anos. Algumas empresas se especializam muito em bolos decorados para casamento, aniversários e confraternizações. Outras se especializam mesmo no tradicional bolo da vovó. O que conta mesmo é apresentar um diferencial para atrair potenciais compradores e crescer o negócio exponencialmente.

Uma cozinha especializada em confeitaria precisa ser devidamente equipada. Isso ajuda muito na produtividade da produção diária.

Já falei que, antes de mais nada, você precisa priorizar a qualidade dos seus utensílios. Agora vou separar cada utensílio por área de utilização para facilitar na hora de organizar tudo o que você irá precisa. Confira!

Preparo da massa

A prioridade são os utensílios voltados para a área de preparo da massa. Dessa forma, você precisará liquidificadores industriais, batedeiras de múltiplas velocidades, mixers, processador de alimentos e fornos grandes e potentes.

Outros utensílios de preparo incluem a balança de precisão para medidas, termômetro, timer, espátulas, etc.

Além disso, precisará de uma mesa de inox para facilitar o preparo das massas, recheios e coberturas. Vale ressaltar que a Vigilância Sanitária exige mesas de inox para manuseio de alimentos em geral.

Montagem dos bolos

Dentro da etapa de montagem podemos citar utensílios como formas de diversos tamanhos, bico de confeitar, fuet, ralador, silplat, grade para resfriar, bailarina, etc.

Ainda dentro da etapa de montagem, você precisará de papel manteiga para untar, papel alumínio para agilizar algumas receitas e outros insumos de decoração como:

  • Aditivos;
  • Cremes para confeitaria em diversos sobres;
  • Emulsificantes;
  • Geleias de brilho;
  • Confeitos em geral;
  • Discos e flores comestíveis para decoração;
  • Margarinas folhadas, etc.

Para organização e limpeza

Uma cozinha de confeitaria precisa ser bem organizada para passar boa impressão aos clientes. Além disso, facilita na hora de produzir as massas, pois o confeiteiro sempre saberá onde estão cada coisa.

Portanto, invista em potes de vidro para armazenamento. Eles são muito mais higiênicos, não transmitem cheiro, são fáceis de limpar e conservam melhor os alimentos.

Para o transporte

Primeiramente antes de investir em utensílios de confeitaria, você deverá investir em um veículo próprio e adequado para realizar as entregas. Este, precisa ter prateleiras para acomodar os bolos, sem que aconteçam acidentes. Outra coisa importante é a escolha das embalagens.

Uma embalagem com boa apresentação e criatividade irá garantir muito sucesso para o seu negócio. Isso porque o cliente perceberá o cuidado e isso transparece a qualidade dos produtos. Invista em embalagens seguras, de alta durabilidade e criativas. 😉

Se profissionalize para ganhar mais dinheiro!

A confeitaria mistura técnica, arte e criatividade na produção de alimentos diferenciados. O que cativa o público são justamente a mistura desses fatores. Não há nada mais irresistível do que um bolo decorado e personalizado.

Contudo, para que você obtenha sucesso na arte da confeitaria, é preciso compreender e dominar essas técnicas, além de ficar de olho nas novas tendências. No universo da confeitaria as receitas são muito regradas e não cabem improvisações.

Sendo assim, já pensou em fazer um Curso de Bolos Decorados para entrar com tudo nesse mercado altamente lucrativo? Quem já se especializou atualmente está faturando mais de R$5 mil reais por mês.

Se você se interessou, preciso te indicar um curso excepcional. Já ouviu falar do Curso de Bolos Decorados da Larissa Galvão?

Neste curso você terá acesso a inúmeras técnicas de confeitaria, além de dicas de massa perfeita, cobertura, recheios, tipos de embalagens, estratégias de gestão, montagem personalizada e muito mais.

Sabe qual é o melhor de tudo? O curso é 100% online, ou seja, você poderá estudar quando e onde quiser. Se quiser conhecer mais sobre tudo o que o curso oferece, criei um conteúdo completo onde abordo toda a grade programática do curso. Não deixe de conferir, pois tenho certeza que irá mudar sua carreira profissional. Bons negócios!