Se você está procurando uma opção simples, barata e rápida para finalizar seus bolos, é bem provável que vai se interessar pela calda de chocolate com Nescau e água.
Nem sempre estamos com tempo para preparar uma ganache mais cremosa, além do que, muitas vezes esquecemos de comprar o leite condensado, por exemplo. Nesse momento, é fundamental saber improvisar, mas sem perder qualidade.
Pensando nisso, separei uma receita bem fácil de fazer que pode ser utilizada em praticamente todo tipo de bolo e muitas dicas úteis para o dia a dia. Vamos lá!
Receita de calda de chocolate com Nescau e água
Se eu te falar que essa calda guarda grandes segredos, estarei exagerando, pois na verdade ela é vantajosa justamente por ser fácil de fazer.
Esse é aquele tipo de calda de chocolate que você faz em cima da hora, olha para a despensa e a calda está praticamente pronta. Com isso, veja os ingredientes!
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de Nescau
- ½ xícara (chá) de água morna
- 2 colheres (sopa) de margarina
Modo de preparo
- Em uma panela em fogo médio, coloque o Nescau e a margarina.
- Comece a misturar vigorosamente para não queimar.
- A intenção é incorporar totalmente os dois ingredientes.
- Quando levantar fervura, comece a colocar água morna aos poucos.
- Nesse meio tempo, continue mexendo para não queimar e ficar homogêneo.
- Depois de colocar toda a água, abaixe o fogo e misture.
- Você perceberá que a calda vai reduzir e o ponto certo é quando você passar a colher na espátula e a calda não escorre sobre o risco.
Simples assim, você terá uma cobertura fantástica de chocolate, saborosa e com uma textura aveludada. Vou deixar o vídeo abaixo para você acertar em cheio:
DICA EXTRA: se quiser um toque suave extra, substitua a margarina por manteiga sem sal, seguindo a mesma proporção, já que a manteiga possui um nível maior de gordura boa, experimente!
Como preparar a mesma calda sem a margarina?
Como bem sabemos, existem pessoas que não consomem margarina por ser um alimento pouco saudável, isso é compreensível. Contudo, o que não dá para entender, é deixar de fazer uma calda boa dessas por conta disso.
Sendo assim, essa é uma dica extra, pois no lugar da margarina é possível colocar açúcar. Só que o cuidado vem no sentido de não exagerar, uma vez que o achocolatado já tem um nível de açúcar elevado, veja como fica a receita:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 5 colheres (sopa) de achocolatado
- 200ml de água
A diferença aqui, é que você deve derreter o açúcar como se fosse caramelo, misturar o achocolatado na água e juntar ao açúcar. Por fim, deixe até dissolver por completo, ficando liso e cremoso!
Qual a diferença entre achocolatado, cacau em pó e chocolate em pó?
O “bom” de usar achocolatado é que você dispensa o açúcar, visto que se colocar os dois, o sabor doce exagerado pode atrapalhar a experiência.
Porém, é interessante também entender um pouco mais sobre os “primos” distantes do achocolatado, nesse caso, o chocolate em pó e o cacau em pó.
Tudo que você precisa saber sobre o achocolatado
O achocolatado possui a mesma base desde sempre, ou seja, costuma ser aquele produto reconfortante, docinho e que dá uma bela calda, isso é fato. No entanto, é impossível não considerar que mais de 70% do achocolatado é açúcar.
Embora atualmente encontramos versões com menos açúcar, ainda temos uma elevada taxa de açúcar. Mas se você gosta de verdade, é só saber dosar na receita e não acrescentar mais nenhuma fonte de açúcar!
Qual a diferença entre chocolate e cacau em pó?
O chocolate em pó já é mais saudável, pois recebe apenas 50% de açúcar, em alguns casos até menos. Dessa forma, é um componente que pode ser usado em qualquer receita, bem como caldas já com um pouco de açúcar cristal, mas saiba equilibrar.
Em contrapartida, temos o cacau em pó, que possui uma textura bem fina e não leva adição alguma de açúcar. Aquela porcentagem que costumamos ver no mercado, como 70% e 100%, indica a quantidade pura de cacau no produto, já que é mais natural.
Se você procura uma receita para a calda ajudar o bolo ficar bem escuro e com amargor na medida, experimente usar o cacau em pó 100%, o resultado é incrível.
Agora, quando falamos em bolo de chocolate, o cacau em pó combinado com um toque de bicarbonato de sódio, resulta em uma massa lindamente escura e parecida com o verdadeiro bolo profissional!
DICA EXTRA para aprender tudo sobre caldas para bolos
Algumas receitas até vão bem sem calda, como o tradicional bolo de fubá ou bolo de milho, não é mesmo?
Por outro lado, pensa comigo: você faz um incrível bolo de chocolate ou quem sabe uma cremosa receita de bolo de cenoura, tem como não fazer uma calda à altura dessa maravilha dos deuses? Claro que não, pois é o complemento ideal.
Você deve cada dia mais entrar de cabeça no universo das caldas, aprender seus truques e macetes para que consiga desenvolver as habilidades necessárias para combinar a calda certa com o bolo perfeito.
É por isso que o Curso de Bolos Caseiros Profissional é fantástico para quem procura aprender, já que além de diferentes receitas, oferece um material bônus exclusivo sobre as melhores caldas para bolos, dá uma conferida depois!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se gostou, compartilhe para auxiliar mais pessoas. Até a próxima!