Será que posso substituir o óleo no bolo por iogurte, de forma a ter uma massa certinha, macia e bem assada?
Essa é uma questão que fica diariamente na cabeça de muita gente, afinal, realizar qualquer substituição nos ingredientes sem o mínimo de planejamento e conhecimento, é arriscado e pode facilmente prejudicar a receita.
Pensando em solucionar essa questão, montei um compilado recheado de informação útil. Assim, você não corre o risco de errar ao preparar deliciosos bolos!
Posso substituir o óleo no bolo por iogurte?
Muitos são os motivos que levam as pessoas a substituírem o óleo no bolo. Seja pela busca da alimentação mais saudável ou simplesmente pela vontade de experimentar receitas diferentes de bolo, é preciso entender a “mecânica” do preparo.
Então, sim, você pode substituir perfeitamente o óleo por iogurte em suas receitas. O óleo cumpre um dos papéis mais importantes na receita, que é dar a estrutura ideal para que o bolo cresça e fique consistente, mas também macio.
Além do mais, o óleo também facilita a homogeneização dos demais ingredientes na receita, já que se trata de uma gordura vegetal.
Já o iogurte, principalmente o natural, traz mais sabor e leveza, uma vez que sua composição mais ácida ameniza as proteínas presentes na farinha. Por sua vez, ele confere mais textura e evita que o bolo acabe quebradiço.
Inclusive, o iogurte também tem uma boa porção de gordura, assim como o óleo, sendo ideal para dar liga e sustentação ao bolo assado.
Como fazer a substituição do óleo por iogurte no bolo?
Agora que você sabe que pode trocar sempre que quiser, ainda é importante compreender como fazer isso da forma correta, não é verdade? Desse modo, montei um pequeno passo a passo para não ter nenhum risco de errar nas medidas:
1. Não invente, siga a receita original
Não adianta, é fundamental seguir a receita à risca para identificar a quantidade certa de iogurte por porção de óleo usado. Somente assim é possível equilibrar as porções e assegurar o crescimento ideal da massa, bem como o sabor.
2. Faça a conversão parcial
Se não quiser arriscar de uma vez, substitua metade do óleo por ¾ de iogurte, ou seja, se a receita pede 1 xícara inteira de óleo, coloque ¼ xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de iogurte natural + ½ xícara (chá) de óleo. Essa combinação fracionada é suficiente para favorecer uma massa fofinha e aerada.
3. Retire todo o óleo da receita apenas com o iogurte
Além de trocar o óleo na receita, planeje fazer o mesmo com o creme de leite. Com isso você elimina todo o óleo e gordura não tão saudáveis, por uma opção que manterá a suavidade e que será benéfica. A proporção é a mesma do iogurte para o creme de leite.
4. Realize a substituição completa do óleo
Agora, se você já decidiu que não quer mais óleo no bolo, utilize apenas iogurte natural no lugar, mantendo a mesma proporção. Vale ressaltar que essa técnica traz ainda umidade à receita e a massa certamente ficará mais “suculenta”.
Em contrapartida, dependendo dos ingredientes da receita, pode ser uma boa ideia diminuir ao menos 1 colher (sopa) de cada ingrediente líquido. Como consequência, seu bolo irá assar perfeitamente, desde o centro até as bordas.
Sugestão de receita de bolo feito com iogurte macio e fofinho
Não há nada melhor para compreender o processo, do que aprender uma receita que leva somente o iogurte no lugar do óleo, não é mesmo?
Antes de mais nada, gostaria de fazer uma sugestão, que é utilizar o iogurte natural ou o desnatado no lugar do óleo. Isso porque ele favorece ainda mais a receita, reduz os níveis de gordura e entrega uma consistência sem igual, anote aí:
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha
- ½ xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de leite
- 3 ovos
- ½ colher (café) de sal
- 1 iogurte natural/integral sem sabor de 170gr
- 1 colher (sopa) de fermento
Modo de preparo
- Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente.
- No liquidificador, coloque os ovos, o iogurte, o leite e o açúcar, batendo por 1 minuto para incorporar.
- Em seguida, acrescente o sal e 1 xícara da farinha, bata mais 1 minuto até ficar homogêneo.
- Depois, transfira a mistura para uma vasilha grande, adicionando a outra xícara de farinha.
- Adicione aos poucos e vá mexendo para ficar lisinho.
- Por fim, junte o fermento, dê uma leve misturada, despeja em forma untada e leve ao forno preaquecido a 200° por 35 minutos.
O resultado é um bolo úmido e macio na medida. O importante mesmo é não colocar os ingredientes gelados, pois interferem no desenvolvimento do fermento, ou seja, o bolo pode não crescer e ficar solado. Para mais detalhes, veja o vídeo:
Aprendendo tudo sobre a substituição de ingredientes nas receitas
Se fazer bolos perfeitos é uma arte, substituir os ingredientes é coisa de mestre. Mas para isso acontecer é uma caminhada diária de aprendizado, pois em geral você precisa fazer, analisar o resultado e corrigir possíveis falhas de execução.
Além disso, uma boa forma de evoluir consideravelmente é estar sempre em busca de conteúdos e dicas que agregam ao seu conhecimento. E um bom exemplo é o Curso de Bolos Caseiros Profissional.
No curso você tem acesso a tudo que pode imaginar sobre preparos, truques, técnicas e maneiras de fazer substituições com alta precisão. Pode ser uma boa oportunidade para se diferenciar na confeitaria, dá uma conferida depois!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com amigos e familiares para ajudar ainda mais pessoas. Até a próxima!