Desmoldante para bolo: Como usar? É bom mesmo?

Você já ouviu falar em desmoldante para bolo? Quem trabalha com bolos caseiros precisa das melhores ferramentas e técnicas para desempenhar um excelente trabalho. E isso não reflete somente no aumento de vendas, os clientes enxergam um trabalho bem feito, o que garante a fidelização, ou seja, mais vendas para você!

Todo mundo que trabalha vendendo bolos caseiros sabe que a perfeição é imprescindível. Afinal, ninguém quer comprar um bolo quebrado, murcho ou com a massa solada, não é verdade?

Então hoje, resolvi falar de um produto extremamente útil para que você consiga ter um bolo perfeito. Tem problemas na hora de desenformar o bolo? Então essas dicas são para você. Saiba como usar o desmoldante para bolo e como você pode adquirir!

O que é desmoldante para bolo?

desmoldante para bolo

Um dos momentos mais temidos pelos confeiteiros de todo o Brasil é o momento de desenformar. Afinal, se desenformar o bolo ainda quente é só desastre. Se a massa não estiver no ponto pode grudar na forma, aí mais um desastre. O bolo pode se quebrar todinho. Outra coisa que ajuda a dificultar na hora de desenformar é o tipo de forma utilizado.

Nesses casos, o desmoldante é uma ferramenta essencial que evita que a massa grude, facilitando muito na hora de desenformar. É praticamente um milagre na vida dos confeiteiros que têm medo de desenformar bolos. Os bolos saem perfeitos, sem nenhum quebradinho.

Os consumidores de bolos caseiros são exigentes. Posso dar um exemplo aqui de uma das receitas mais vendidas e pedidas atualmente, que é o naked cake. Essa é uma das receitas mais difíceis, justamente porque o bolo precisa ser perfeitamente desenformado. Qualquer deslize é necessário refazer toda a receita. Resultado? Desperdício.

Todo mundo sabe que untar e enfarinhar a forma é a melhor saída para não ter problemas na hora de desenformar. Porém, isso os consumidores também não gostam. Quando fazemos dessa maneira, a tendência é que fique alguns sinais de farinha de trigo nas laterais dos bolos. Isso não influencia no sabor, mas sim na aparência.

Outra saída é recorrer ao famoso papel manteiga, que geralmente é colocado sobre a forma antes de despejar a massa. Contudo, isso ainda pode se transformar em um problema, pois pode ser que a massa grude. Caso a receita seja de um naked cake e a massa grude no papel manteiga, puxar o papel com muita força pode quebrar a massa.

Então a única saída plausível, que evita muitos outros problemas é utilizar um desmoldante, que nada mais é do que um protetor para assar com segurança os bolos.

Como usar desmoldante para bolo?

Esse produto encontrado no mercado da confeitaria vem totalmente de fabricação industrial e é 100% vegetal. Quem não quer ter o trabalho de untar a forma com manteiga, esse produto é essencial.

É muito mais prático, higiênico, incolor e não deixa nenhum sabor e cheiro no bolo. Normalmente o desmoldante é vendido em embalagem spray para facilitar ainda mais a aplicação.

Então para usar o desmoldante não tem segredo nenhum. Basta escolher uma forma limpa e seca para realizar a aplicação. Em seguida, é só pulverizar sobre toda a superfície da assadeira e já pode despejar a massa para assar.

Há quem prefira ter mais segurança e opta por acrescentar o papel manteiga. Mas como eu já disse, pode ocasionar em leves acidentes. Se você quer um bolo caseiro perfeito, pode somente utilizar o desmoldante. 😉

Como fazer desmoldante caseiro?

Sabia que você pode também fazer em casa um desmoldante para suas receitas de bolo caseiro? Sim. O preparo é super rápido e não utiliza ingredientes difíceis de encontrar, todo mundo tem em casa. Siga essa receitinha básica que não tem erro!

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de manteiga ou gordura vegetal;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de óleo de canola.

Modo de preparo

Dependendo do tamanho da sua receita e da forma, pode ser que precise de uma medida maior de ingredientes. Então é só utilizar sempre a mesma medida para cada um dos ingredientes, combinado?

Para preparar a mistura é só misturar todos os ingredientes em um refratário e bater manualmente com um fuê. Caso queira, pode bater na batedeira para ter uma mistura mais homogênea e lisinha.

Para aplicar também não tem segredo, é só utilizar um pincel culinário e espalhar por toda a superfície da assadeira. Caso essa mistura sobre, pode ser armazenada em geladeira por até 2 meses. Lembre-se sempre de retirar uns 30 minutos antes para que a margarina se dissolva.

Você pode também armazenar em temperatura ambiente, porém, a durabilidade é menor. Dura apenas 15 dias com o recipiente bem fechadinho. 😉

Onde comprar desmoldante para bolo?

Gostou dessa técnica, não é mesmo? Realmente é muito mais fácil de aplicar e não deixa aquelas sobras de farinha de trigo nas laterais dos bolos. Caso prefira, você pode comprar essa mistura pronta. Pesquisei bastante e encontrei essas opções:

E você, ainda não conhecia o famoso desmoldante para bolo? Gostou das dicas? Espero que essas dicas tenham te ajudado muito e pode testar que funciona mesmo. Não deixa o bolo grudar, nem deixa acontecer acidentes na hora de desenformar. Compartilhe as dicas!






1 comentário em “Desmoldante para bolo: Como usar? É bom mesmo?”

  1. Olá, estou usando o desmoldante há pouco tempo. Faço bolos sem leite nem trigo e manteiga. Mesmo com o desmoldante, alguns teimam em grudar. Já testei todas as teorias possíveis. O bolo (milho e coco) é assado a 200 graus, por 40/45 minutos. Será q vocês poderiam me ajudar?
    Muito obrigado,
    Rodrigo

    @bollodejour

Os comentários estão encerrado.